Super banner

Araxaenses participam de workshop do Tim ArtEducAção

Araxaenses participam de workshop do Tim ArtEducAção

Encontro do Tim ArtEducação / Foto: Divulgação

Da Redação/Via Ascom – Ampliar o olhar para a construção dos espetáculos, trocar ideias e experimentos, aprender sem limites de ousar. Esses foram os objetivos do Workshop do Tim ArtEducAção, que levou cerca de 70 profissionais das 12 cidades atendidas pelo programa para participarem das oficinas de maquiagem, figurino, cenografia, adereçaria e iluminação. O encontro, que contou com a presença dos envolvidos com o programa em Araxá, aconteceu no fim de março no Centro de Produção Técnica da Fundação Clóvis Salgado, na Vila Marzagão, no município de Sabará. Para os articuladores e oficineiros do Tim ArtEducAção, foi uma excelente oportunidade de aprendizado e de reciclagem das habilidades artísticas.

Nos workshops é que se desenvolve o olhar para a produção e construção de um espetáculo. O deste ano foi um complemento das atividades iniciadas no workshop de 2011. “O primeiro workshop realizado no Marzagão, em 2011, foi um sucesso. A possibilidade de ampliar os conhecimentos neste ano encantou ainda mais os profissionais que lidam com a arte e a cultura. A continuidade, quando dinâmica, só tem a enriquecer ainda mais o aprendizado”, diz Marcelo Soares de Andrade, idealizador e coordenador do Tim ArtEducAção.

Como novidade, este ano o treinamento trouxe atividades de arte digital a fim de preparar ainda mais os arte-educadores para a nova oficina de ArtEducAção Digital, que será implantada em todos os municípios em 2012. “A expectativa dos articuladores e oficineiros em relação à oficina de ArtEducAção Digital foi imensa e gratificante. Trabalhamos com eles em três momentos: dando exemplos de trabalhos de arte digital, exercícios criativos para estimular o interesse sobre o tema, e uma introdução à gramática do audiovisual, que transita pelo mundo das artes e pelo universo da tecnologia”, explica a coordenadora da oficina, Renata Alencar.

Para a Secretária de Educação de Araxá, Maria Célia Araújo Oliveira, a qualificação dos profissionais impacta nos resultados alcançados pelo programa. “Acreditamos na competência e dedicação dos arteducadores e oficineiros, que muito contribuem para o sucesso do projeto em nossa cidade”, afirma.

Notícias relacionadas