Super banner
Super banner

Assembleia Legislativa debate políticas públicas para a juventude em Araxá

Assembleia Legislativa debate políticas públicas para a juventude em Araxá

A Comissão Extraordinária de Políticas Públicas de Enfrentamento à Aids, às DSTs, ao Alcoolismo, às Drogas e Entorpecentes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou uma audiência pública Encontros Regionais para Criação dos Conselhos da Juventude, na tarde desta terça-feira (16), no Hotel Pousada Dona Beja.

De acordo com o coordenador da comissão, deputado Fahim Sawan (PSDB), o objetivo da audiência foi ouvir representantes de segurança pública, escolas e demais segmentos da sociedade civil organizada para traçar os problemas da Aids, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), alcoolismo e drogas em Araxá e região.

Além disso, Fahim destaca que a comissão propôs a criação de conselhos municipais Antidrogas (já existente em Araxá) e da Juventude, ação que vem sendo realizada em todo o Estado através de 12 macrorregiões.

“Queremos adotar políticas públicas eficientes, mesmo sabendo das divergências que existem em cada região do Estado. Com esses conselhos constituídos por representantes da prefeitura, Câmara Municipal e da sociedade civil organizada, os municípios terão condições de contar com ações do governo de Minas através da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), seja para receber recursos de tratamento e enfretamento dos problemas, seja para patrocinar entidades que fazem esse trabalho e outros”, destaca o deputado.

A Seej esteve representada na audiência pelo coordenador Especial da Juventude, Roberto Rocha Tross. “Vivemos um primeiro momento que foi a participação de jovens, a importância das políticas públicas e como criar os conselhos. Depois a audiência discutiu questões sobre DSTs, uso de drogas, os problemas que elas causam na sociedade contemporânea. Os jovens são o `link` principal desses debates porque é atingido diretamente por tudo isso e o desejo da Seej é a melhoria da qualidade de vida da comunidade em geral”, explica Tross.

Para o vice-prefeito de Araxá e secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Miguel Alves Ferreira Júnior, as drogas, a violência, as DSTs e a Aids devem ser encaradas na prática. “Não adianta simplesmente ficarmos nas campanhas frias de televisão, de rádio, de jornal se não encararmos de frente os problemas e as pessoas. Somente assim teremos condições de criarmos estratégias, sairmos a campo e buscar soluções.”

Miguel Jr. afirma que a possibilidade de Araxá contar com o Conselho Municipal da Juventude (uma novidade no Estado) será analisada e discutida junto com a comissão da ALMG e governo de Minas. “Hoje fomos expectadores das propostas apresentada e o que podemos conquistar com a implantação desse conselho, mas pode ter certeza de que são iniciativas muito importantes”, afirma.

Ações

Além de Fahim, estiveram presentes pela comissão os deputados Rosângela Reis (PV) e Célio Moreira (PSDB). Eles traçaram os objetivos e um cronograma a ser cumprido até meados de julho do próximo ano, quando será elaborado um relatório contendo o diagnóstico da situação em Minas e propostas de ações públicas para o enfrentamento do problema.

Para a reunião em Araxá, que abriu a série de audiências pelo interior, foram convidados representantes de 21 cidades do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro.

A comissão quer obter dados quantitativos e qualitativos sobre o uso de drogas, a incidência das DSTs e o alcoolismo na região, bem como conhecer as iniciativas tomadas pelos municípios para combater o problema.

Mesa diretora da audiência

Deputado Fahim Sawan

Deputada Rosângela Reis

Deputado Célio Moreira

Coordenador Especial da Juventude da Seej, Roberto Rocha Tross

Vice-prefeito de Araxá, Miguel Alves Ferreira Júnior

Vereadora Edna Castro

Vereador Marco Antônio Rios

Delegado Regional de Polícia Civil de Araxá, Heli Andrade

Superintendente Regional de Ensino, Vânia Célia Ferreira

Representante da Fazendinha de Araxá, psicóloga Ana Carolina Porto Machado

Diretor da Escola Estadual Maria de Magalhães, Antônio Ernani de Carvalho

Vice-presidente do Conselho Municipal Antidrogas, José Danilo Borges Araújo

Notícias relacionadas