Super banner
Super banner

Assembleia Legislativa promove audiência pública no Uniaraxá

Assembleia Legislativa promove audiência pública no Uniaraxá

Marcelo Alves (DCE), Narcio Rodrigues, Dinis Pinheiro, Bosco, Válter Gomes, Wagner de Freitas e professo Maria Celeste - Foto: Jorge Mourão

Da Redação/Isabella Lima/Jorge Mourão – Promovida por requerimento do deputado Bosco (PTdoB), o Centro Universitário do Planalto de Araxá recebeu uma audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), presidida pelo parlamentar araxaense, na tarde desta segunda-feira (26). O objetivo foi apresentar e debater a importância da instituição no desenvolvimento sustentável da microrregião, suas mudanças, transformações e perspectivas.

O encontro também teve as presenças dos deputados Dinis Pinheiro (PSDB), presidente da ALMG, Liza Prado (PSB), Gustavo Correa (DEM), Lerin (PSB) e Adelmo Carneiro Leão (PT), além do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues.

Atualmente com 2,4 mil alunos, a instituição abrange 20 municípios que totalizam 400 mil habitantes e conta com 14 cursos de graduação, 11 de pós-graduação, além de diversos cursos de extensão.

O deputado Bosco afirma que a instituição tem grande reconhecimento e criticou e criticou a ida de araxaenses diariamente para instituições de Uberaba. “Em se tratando de educação superior temos tido avanços importantes, mas lamentamos as centenas de alunos que saem de Araxá para estudar em Uberaba. Enquanto estamos discutindo transporte de alunos para outras cidades, deveríamos estar discutindo o fortalecimento do Uniaraxa”, afirma.

O reitor do Uniaraxá, Válter Gomes, argumenta que a quantidade de cursos na instituição se justifica pela preocupação com a qualidade. De acordo com Válter, como instituição sem fins lucrativos, o Uniaraxá enxerga um grande desafio de focar na qualidade e competir com a concorrência.

“Estamos com uma pesquisa em andamento para decidir os novos cursos que vamos oferecer nos próximos anos. Vamos ouvir os araxaenses e programar tudo de acordo com o que a pesquisa apontar”, explica o reitor.

Ele adiantou que a instituição passa a oferecer o curso de Engenharia Civil a partir do próximo semestre. Em sua apresentação, destacou as diversas ações da instituição realizadas internamente e externamente, principalmente atividades comunitárias, de responsabilidade social e de desenvolvimento ambiental.

Para o presidente da Fundação Cultural de Araxá, Wagner de Freitas Oliveira, a audiência pública foi uma oportunidade para o Uniaraxá prestar contas à comunidade. “O Uniaraxá já extrapola suas fronteiras há algum tempo, e agora de uma forma definitiva mostramos para o Estado o que temos feito em prol da educação em Araxá”, destaca.

O secretário Narcio Rodrigues comentou brevemente a intenção de trazer para a cidade uma instituição de ensino superior pública e destacou a importância da audiência. “Para que nós juntos possamos discutir de que forma fazer uma grande estratégia para Minas, mas particularmente que contribua para que Araxá tenha no futuro um ensino superior público gratuito.”

Para o presidente da ALMG, a audiência é uma forma de demonstrar uma atuação mais efetiva da Casa no interior do Estado, descentralizando as ações na capital.

Notícias relacionadas