Super banner

Aulas do Tim Arteducação estão de volta em Araxá

Aulas do Tim Arteducação estão de volta em Araxá

Aulas do Tim Arteducação estão de volta em Araxá 1

Está aberta a nova temporada de arte, cultura e conhecimento. As aulas do TIM ArtEducAção estão de volta nas 13 cidades que participam do programa. Ao longo de 14 anos o programa já atendeu mais de 65 mil crianças e adolescentes com a missão de transformar vidas por meio da arte e da cultura, provocando a experimentação da arte através da vivência prática nas oficinas.

Além de impactar políticas públicas desenvolve ações que criam possibilidades de envolvimento da sociedade como grande incentivadora para o crescimento pessoal e intelectual dos jovens. O programa está presente nas cidades mineiras de Araxá, Barbacena, Belo Horizonte, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Poços de Caldas, Ponte Nova, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa. Transformação de vidas por meio da arte.

Para Marcelo Soares de Andrade, idealizador do TIM ArtEducAção, a volta às aulas marca o inicio das atividades e a preparação dos alunos e professores para as apresentações ao longo do ano, além de criar uma grande expectativa na comunidade escolar. “Durante as oficinas do TIM ArtEducação observarmos um crescimento e um fortalecimento artístico nas cidades onde atuamos. É a arte mostrando que é possível construirmos uma sociedade diferente. Por meio da arte transformamos vidas e a consciência de todos que entram em contato com ela. Com o retorno das aulas, estamos dando continuidade dos trabalhos com a expectativa de expandir os olhares, aumentar a autoestima e firmar um compromisso maior para com o outro”.

O ano de 2015 ainda marca o reencontro do programa TIM ArtEducAção com o secretário de Cultura de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo. “Estamos muito felizes com esse reencontro. O TIM ArtEducAção nasceu durante a gestão de Ângelo Oswaldo quando era Secretário de Cultura do Estado durante o governo Itamar Franco. A sua participação foi de extrema importância para implementação do programa em Minas Gerais, pois ele sempre esteve próximo do povo e acreditou no poder transformador da arte e da cultura na vida de muitos jovens. Nós do TIM ArtEducAção brindamos com muita entusiasmo o reencontro com o secretário Ângelo Oswaldo” finaliza Marcelo Andrade.

Para o secretário de Cultura de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo, o reencontro é marcado por muita alegria e satisfação. “Retornar a gestão da Secretaria de Cultura do Estado e reencontrar o programa concebido por Marcelo  Andrade com ótimos resultados é animador. Ele recebeu a chancela da cultura em Minas Gerais pela relevância e pelos objetivos culturais alinhados com a educação. O TIM ArtEducAção baseia-se na interação entre os objetivos culturais e público estudantil, pois o programa dissemina informação de alta qualidade e alcança vários municípios mineiros, destacando-se pela descentralização. O Marcelo Andrade foi por 12 anos o secretário de Cultura de Viçosa e coordenador cultural da Universidade Federal de Viçosa, por isso ele é considerado um dos grandes e mais dinâmicos produtores culturais do Estado e apresentou um projeto de alta significância social e a TIM recebeu o mérito de apoiar”.

Araxá 

Em Araxá, as atividades do TIM ArtEducAção dão continuidade às aulas de teatro, música, dança, circo, artes visuais e arte digital e a expectativa para este ano é que as oficinas cresçam ainda mais. “O programa oferece 250 vagas para as oficinas, mas o nosso objetivo é ampliar as oportunidades e atender um número maior de crianças e adolescentes. Com o retorno das aulas, os alunos estão muito animados e entusiasmados. A nossa expectativa é que haja uma grande interação entre as oficinas ao longo do ano, resultando em trabalhos primorosos e em um espetáculo enriquecedor”, explica Virgínia Magalhães de Paula, articuladora do programa. Em Araxá, o programa atende 10 escolas da rede pública, direta e indiretamente, e é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, com o apoio da Academia Danse.

“É um privilégio ter em Araxá o programa TIM ArtEducAção. A arte e a cultura são propagadas através das oficinas pedagógicas, que contribuem para a autoestima de nossos alunos, para o desenvolvimento de competências e habilidades, além de revelar talentos, transformando totalmente o ambiente escolar. As nossas instituições escolares acreditam na inclusão sociocultural por meio de oficinas artísticas destinadas aos jovens da rede pública de ensino e fomentam, juntamente com os realizadores do projeto, o ensino das artes nas escolas. Sabemos que o objetivo principal do ensino de artes é desenvolver competências e habilidades e é por isso que temos a grande satisfação de ser parceiros do TIM ArtEducAção”, afirma Gessy Glória Lemos, secretária de Educação de Araxá.

TIM ArtEducAção

Realizado desde 2001, o Programa TIM ArtEducAção já atendeu mais de 65 mil crianças e adolescentes, da rede pública de ensino, em oficinas artísticas, ministradas em 13 cidades mineiras. O Programa é coordenado pela ONG Humanizarte e patrocinado pela empresa TIM por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Notícias relacionadas