Super banner

Avaliação da Educação Básica é aplicada na rede pública de Araxá

Avaliação da Educação Básica é aplicada na rede pública de Araxá

Alunos da rede pública de ensino de Araxá começaram a ser avaliados nesta terça-feira (4), com a realização das provas do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), que acontece simultaneamente em todos os 853 municípios de Minas Gerais. No Estado participam 848 mil alunos, sendo 340 mil do 5º ano; 306 mil do 9º ano do ensino fundamental e 202 mil do 3º ano do ensino médio, em um total de 33.500 turmas.

Todas as escolas da rede estadual e das redes municipais de ensino são avaliadas. Apenas os municípios de Contagem e Juiz de Fora não aderiram ao programa.

O Proeb é uma avaliação censitária que monitora o desempenho acadêmico dos alunos das escolas públicas de Minas Gerais, do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.

Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública

O Proeb é um dos programas de avaliação do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública de Minas Gerais (Simave), um dos principais programas da Secretaria de Estado de Educação. O programa identifica as dificuldades de aprendizagens do aluno, permitindo à escola criar propostas de intervenção pedagógica e trabalhar pela melhoria da qualidade do ensino.

Os dados coletados são um importante instrumento para a gestão do sistema público de educação do Estado por oferecerem um diagnóstico sistemático das redes estadual e municipais de ensino e fornecerem informações para subsidiar a definição de políticas educacionais e o planejamento de suas ações.

O resultado da avaliação será divulgado no início do ano letivo, em março de 2009, para todas as escolas e os boletins serão disponibilizados, por escola, no endereço eletrônico da Secretaria de Estado de Educação: www.educacao.mg.gov.br.

Notícias relacionadas