Super banner

Banco de Leite Humano de Araxá passa por dificuldades

O Banco de Leite Humano de Araxá, situado no Centro de Atendimento à Mulher (CAM), vem operando em baixa nos últimos três meses e necessita mais doações para atender a demanda. “No início de julho, o nosso estoque chegou a ficar sem leite”, aponta a bióloga Thatianne dos Reis Nicomedes Brasil.

Thatianne afirma que atualmente o estoque conta com cerca de 7,5 litros de leite humano para atender 3 crianças, sendo que a capacidade máxima é para 40 litros. Ela diz muitas mães que têm produção excedente de leite materno sequer sabem da existência do banco de leite da cidade. “Elas poderiam ajudar bebês de outras mães que têm dificuldade de aleitamento.”

A mãe interessada em fazer a doação pode entrar em contato com o Banco de Leite Humano de Araxá pelos telefones (34) 3662-8252 ou 3662-9328. O local está situado na avenida Dâmaso Drummond, 505, bairro Vila Guimarães.

O banco de leite conta com a parceria do Corpo de Bombeiros para fazer às segundas-feiras a busca de leite materno nas residências das doadoras, e com a parceria da Vigilância Sanitária às terças-feiras para a entrega do frasco e do kit para a extração do leite, que contém jaleco, touca, máscara e manual de instruções. O acompanhamento é feito pelo menos durante uma vez por semana.

Comemorada oficialmente entre os dias 1° e 7 de agosto, a Semana da Amamentação em Araxá vai acontecer de 22 a 24 de setembro. A mudança se deve à disponibilidade de profissionais de Araxá e Uberaba para realizarem palestras na Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia).

Na entrevista em vídeo, a bióloga Thatianne dos Reis explica a importância da doação de leite materno

 

Notícias relacionadas