Super banner

Banco de Leite Humano promove Jornada de Incentivo à Amamentação

O Banco de Leite Humano de Araxá vai realizar a 1ª Jornada de Incentivo à Amamentação, entre os dias 22 e 24, com programação direcionada ao Centro de Atendimento à Mulher (CAM) e à Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia).

O evento vai contar com a presença de palestrantes de Araxá e Uberaba, dentre eles, a ortodontista Alessandra Parreira Menino, especialista em aleitamento materno.

Para Alessandra, apesar dos benefícios da amamentação estar presente em campanhas desde os anos 80, o uso da mamadeira o desmame precoce ainda são uma realidade. Ela diz que, do ponto de vista nutricional, o leite materno é o alimento mais completo.

“As vantagens imunológicas podem ser sintetizadas em uma única frase: ‘cada mamada é uma vacina’”, afirma a ortodontista, destacando a eficácia dos fatores de proteção do leito humano.

Já sobre o ponto de vista emocional, a especialista destaca que o contato com a mãe durante a amamentação oferece à criança segurança e aumenta o vínculo entre as duas partes.No aspecto econômico, Alessandra destaca que o leite materno é gratuito e diminui a morbidade infantil (adoecimento), sendo importante para a prevenção de doenças por carência vitamínica no primeiro ano de vida.
 
“Pelos fatores relacionados à saúde e à economia, sua promoção é considerada estratégia de saúde pública, pois é gratuito, sendo estimulado por órgãos como a Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Organização Mundial de Saúde (OMS)”, diz Alessandra.

A 1ª Jornada de Incentivo à Amamentação é uma realização do Banco de Leite Humano de Araxá, através da Fundação de Assistência à Mulher Araxense (Fama) e Centro de Atendimento à Mulher (CAMO), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

Clique aqui para conferir a programação completa.

Notícias relacionadas