Super banner
Super banner

Bem Brasil adota energia sustentável em nova fábrica de batatas fritas congeladas

Bem Brasil adota energia sustentável em nova fábrica de batatas fritas congeladas

A Bem Brasil, maior fábrica de batatas fritas congeladas do país, se prepara para a inauguração de sua segunda unidade fabril no estado de Minas Gerais. A nova fábrica será inaugurada oficialmente em 16 de fevereiro de 2017, onde são esperadas as presenças de autoridades governamentais nos âmbitos federal, estadual e municipal. A fábrica fica no município de Perdizes, a 50 km de Araxá, onde está a primeira fábrica da empresa.

Inovação

Durante a concepção do projeto, as tarifas de energia elétrica tiveram grande majoração em consequência das mudanças climáticas vividas na última década e da falta de investimentos no setor. Em decorrência disso, foi necessário mudar muitos conceitos e diretrizes em relação à legislação ambiental e na geração de energia elétrica, exigindo de quem empreende em uma indústria como essa, altas doses de inovação. O caminho encontrado nessa direção para equacionar a elevada demanda energética da nova fábrica versus a viabilidade econômica foi pela via da “cogeração de energia”, afirma Célio Zero, gerente de produção da Bem Brasil.

Nessa frente, foram investidos cerca de R$ 30 milhões na construção de uma estação de geração de energia movida à biomassa. As vantagens da escolha são muitas, em especial para o meio ambiente, pois será produzida com matéria-prima renovável, como bagaço de cana e cavaco de madeira, e além disso, garantindo a produção de vapor necessária ao bom funcionamento do processo industrial.

“A racionalização do consumo de energia será obtida com o aproveitamento do vapor produzido na caldeira. A vantagem deste conceito é que, além de alimentar a produção, vai gerar energia elétrica em uma central com capacidade nominal de 7,5 MW.”, explica Célio Zero. “Nesse projeto, vamos aproveitar o vapor para a operação da fábrica e simultaneamente ampliar sua utilidade para movimentar a turbina de geração de energia. A caldeira de alta pressão e uma turbina são conjugadas com o gerador”, explica o gerente.

Essa geração de energia sustenta parte do consumo da nova fábrica, estimado em 12MW. “A previsão de retorno de investimento na cogeração é de aproximadamente seis anos, dependendo de variáveis como oferta de energia e sua tarifação, além do custo da biomassa. Aqui se considerou a questão da economia de recursos e contempla a sustentabilidade de todo o projeto e, independentemente do custo da energia a ser adquirida ou da que será gerada internamente, é muito importante termos autonomia na produção da mesma, ainda que parcial. Como maior vantagem dessa geração, podemos antecipar a inauguração da nova unidade em um ano, pois a CEMIG só poderia disponibilizar a energia pela rede a ser construída no último trimestre de  2017”, encerra Zero.

Empreender é cidadania

Para João Emílio Rocheto, diretor presidente da Bem Brasil, o país precisa de iniciativas que gerem emprego e renda, e especialmente, fora dos grandes polos industriais, pois fomentam a permanência do trabalho no campo, fixam jovens talentos no eixo em torno do empreendimento e valorizam as pessoas naquilo que elas têm de mais caro, que são suas raízes e seus círculos familiares. “As crises passam! Como empresário, eu mesmo já passei por inúmeras, e creio que todas as pessoas que são empreendedoras também tenham suas histórias de superação a contar. A mensagem que eu gostaria de passar a cada uma das personagens que vêm atuando para a conclusão deste grande desafio é que planejamento e gestão sustentável servem para nos ajudar a enfrentá-lo com mais firmeza. Parceria, comprometimento e uma busca permanente por inovação nos fazem mais fortes diante dos desafios externos”.

Sobre a Bem Brasil

A Bem Brasil, fabricante 100% brasileira de batata frita congelada e flocos desidratados de batata, foi fundada em dezembro de 2006, em Araxá, Minas Gerais, com investimento de R$ 50 milhões. Atualmente, a fábrica produz mais de 100 mil toneladas por ano de batata frita congelada, tem cerca de 300 colaboradores e ocupa a liderança de varejo nacional, dentre os fabricantes nacionais, fazendo frente competitiva a grandes marcas mundiais em seu segmento. Quando a segunda unidade da fábrica, no município de Perdizes, MG, estiver em plena atividade, a produção total da Bem Brasil será equivalente a 55% do mercado nacional de batatas fritas congeladas, que é de 425 mil toneladas.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x