Super banner
Super banner

Biblioteca Municipal comemora a Semana Nacional do Livro

Biblioteca Municipal comemora a Semana Nacional do Livro

A Biblioteca Municipal Viriato Correia comemora a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que tem como objetivo atrair e incentivar novos leitores através de exposições, mostra de acervos, oficinas, apresentações, dentre outros.

A data em comemoração as bibliotecas foi instituída pelo Decreto 84.631, de 9 de abril de 1980, e do Dia Nacional do Livro pela lei 5.191, de 18 de dezembro de 1966. Desde então, atividades em prol da leitura são realizadas em todo o país na última semana do mês de outubro.

Para Maria Amália Dumont de Oliveira, uma das coordenadoras da Biblioteca Municipal, a data é muito importante, pois é neste período que as ações e as atrações da biblioteca são divulgadas.

“A instituição fica mais viva com as atividades. Com isso, a gente incentiva e cria o gosto pela leitura em novas pessoas”, diz. Só de janeiro ao mês de outubro, 23.529 livros foram emprestados pela biblioteca. Maria Amália diz acreditar que a tecnologia e os computadores não colaboraram de forma negativa na vida dos adeptos aos livros.

Uma das atrações é a exposição literária itinerante “É o bicho”, que veio da Secretaria de Estado de Cultura através da Superintendência de Bibliotecas Públicas e é composta por banners com poemas, prosas ou versos sobre animais escritos por autores brasileiros, como Fernando Paixão, Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, entre outros, que deu um colorido a mais no setor infantil da instituição.

A novidade deste ano é a exposição de Arte Postal e Poesia Visual, dos artistas curitibanos Dário de Souza e Vanessa Kister, que defendem projetos sociais, fazem críticas à Ditadura, ao preconceito e a guerra, através de selos, cartazes, envelopes e colagens.

Um outro destaque fica por conta da comemoração dos 50 anos da Bossa Nova, exposta na sede da Academia Araxaense de Letras (que fica na entrada da Biblioteca Municipal), com capas de discos de artistas consagrados, varal de letras, vídeos, além de palestras proferida pelo supervisor do  Museu da Imagem e do Som, Tancredo Borges Guimarães.

As comemorações se estendem até o dia 10 de novembro e a entrada é franca.

Notícias relacionadas