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Black Friday – Cuidados que o consumidor deve ter

Black Friday – Cuidados que o consumidor deve ter

A Black Friday (sexta-feira negra) é uma megapromoção dos varejistas, que geralmente ocorre na quarta sexta-feira de novembro, após o feriado de Ação de Graças dos Estados Unidos.

O evento tem duração de 24h e tem como finalidade renovar os estoques para as vendas de final de ano, sendo para o consumidor uma boa oportunidade para adiantar as compras de Natal.

Este ano o Black Friday Brasil ocorrerá no dia 27 de novembro.

No Brasil, ao contrário dos EUA, o Black Friday apresenta ofertas e descontos em grandes lojas do e-commerce que abrangem desde eletrônicos a companhias aéreas e concessionárias de veículos.

Os descontos podem chegar até a 80% do valor original, mas, infelizmente, muitos sites se aproveitam do evento para enganar os consumidores. Além da “maquiagem” dos preços, as maiores queixas após as compras do Black Friday são: produtos não entregues, demora na entrega, produtos trocados ou danificados, baixa qualidade

Sendo assim, o PROCON Araxá dá algumas dicas para garantir ao consumidor compras mais seguras:

1 – Pesquise preços antes do BF e em vários sites
Pesquise preços pelo menos duas semanas antes da promoção em sites distintos para ter uma boa base de comparação, levando em consideração o que procuram de verdade e não se deixando levar por impulso.

2 – Cadastre-se nos sites das lojas confiáveis que vão participar do Black Friday.

2.1 – Só compre em sites idôneos. Desconfie de preços muito abaixo do preço médio praticado no mercado.
Verifique se o site possui reclamações formalizadas contra ele nos órgãos de defesa do consumidor. No site deve constar o endereço físico da loja, telefone para contato, e-mail, razão social e CNPJ. Verifique, ainda, se aparece um cadeado na barra de endereços que evita o vazamento de dados durante a transação. Entre no site da Receita Federal e confira a se a situação cadastral do e-commerce não aparece como baixada, cancelada ou inativa.

3 – Não clique em e-mail de promoções, mesmo que seja de lojas conhecidas. Prefira acessar as páginas dos fornecedores e buscar pelo produto que você se interessou. Cuidado, também, com as ofertas e vales-presentes recebidos por SMS, WhatsApp e Instagram (perfis fakes).

4 – Leia o site atentamente
É comum que algumas lojas mudem as políticas de troca e devolução dos produtos em promoção. Por isto, verifique se no site contém informações sobre a política de troca e devolução de produtos, prazos de entrega, formas de pagamento. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a loja. Fique atento às frases escritas no rodapé da página.
5 – Guarde toda documentação relacionada com a compra, como e-mails trocados, número do pedido, recibos, notas fiscais, números de protocolos, dentre outros. Esses documentos serão de extrema importância para resolver qualquer problema que surja.

6 – Exija a Nota Fiscal e o Termo de Garantia dos produtos eletrônicos e eletrodomésticos.

7 – No momento da compra evite os horários de pico (meia-noite, meio-dia e após as 18h). Nesses horários os sites poderão estar congestionados e a conclusão da compra pode não se efetivar.

8 – Planeje-se. Elabore uma lista de desejos e não compre por impulso para não exceder seu orçamento e se endividar.

9 – Denuncie as irregularidades e ofertas falsas.

A Secretária Executiva do PROCON Araxá, Belma Nolli, lembra que toda informação passada ao consumidor através de publicidade, torna-se obrigação e deve ser cumprida pelos lojistas e fabricantes. Além disso, completa Belma Nolli, os direitos do consumidor valem também na Black Friday e nas compras feitas pela internet, quando o fornecedor estiver estabelecido no Brasil. Como a compra é feita fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem o direito de se arrepender da compra em até sete dias da data do recebimento da mercadoria.

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