Super banner

Bombeiros encontram até morcego em caixa d’água de creche

Bombeiros encontram até morcego em caixa d’água de creche

Situação do reservatório antes e depois / Fotos: Corpo de Bombeiros

Da Redação/Raphael Rios – Morcego, larvas do mosquito da dengue e carcaças de animais mortos. Tudo isso foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros no reservatório de água do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Anita Mesquita, no bairro São Geraldo.

De acordo com o comandante do Pelotão do Corpo de Bombeiros em Araxá, subtentente Hilton Aguiar Almada, eles foram acionados por uma funcionária da creche para a colocação de uma tampa na caixa d’água, mas quando a equipe viu a situação da água, foi obrigada a fazer a limpeza que começou às 15h30 e só terminou às 21h30. O subtenente destaca que o serviço não é trabalho dos Bombeiros, mas devido à dificuldade de chegar à torre onde fica o reservatório, e se tratando de um órgão municipal, eles atenderam a ocorrência.

“Quando chegamos lá deparamos com a água cheia de animais em decomposição e uma quantidade enorme de larvas de mosquitos; uma situação muito complicada. Quase 170 crianças permanecem naquela creche diariamente e a utilização dessa água seria também para o banho dessas crianças. Aparentemente algumas torneiras também utilizavam essa água, e como se trata de crianças de 3 a 5 anos, há o risco de contaminação e de elas beberem essa água”, diz Almada.

 O subtenente destaca que se a limpeza do reservatório de água não tivesse sido feita, as aulas da creche nesta quinta-feira (5) seriam suspensas. “A água estava imprópria para banho, consumo humano e era visível”, afirma.

“Teve uma avó que compareceu à escola ao anoitecer e nos apresentou uma criança que apresentava feridas pelo corpo. Ela também nos relatou que várias outras crianças tiveram machucados na região da boca e nariz. Aí fica a pergunta: Será que foi a água?” questiona o comandante.

Orientação

O Corpo de Bombeiros orienta que não só as creches da cidade mas que as pessoas em suas residências façam vistorias e limpezas nas caixas d’água periodicamente. Caso o reservatório não tenha tampa, que a tampa seja providenciada imediatamente e colocada após a limpeza.

Resposta da prefeitura

O Diário de Araxá entrou em contato na manhã de hoje (5) com as secretarias municipais de Saúde e de Educação. O secretário de Saúde, Antônio Marcos Belo, atendeu a ligação mas disse que não podia prestar esclarecimentos por estar em uma reunião. Até o fechamento desta matéria, ele não havia retornado o contato.

Já na Secretaria de Educação, foi informado que a secretária Maria Célia Araújo Oliveira também estava em reunião. A atendente não soube dizer se ela se pronunciaria sobre o caso.

Notícias relacionadas