Super banner
Super banner

Bosco apoia transformação do Cefet em universidade federal

Bosco apoia transformação do Cefet em universidade federal

Márcio Basílio, diretor-geral do Cefet-MG, e o deputado Bosco - Divulgação

Da Redação/Via Ascom – O município de Araxá vislumbra uma excelente oportunidade: a de possuir uma universidade federal em suas dependências. A possível instalação da instituição na cidade faz parte do movimento do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) para sua transformação em universidade. Junto com o Cefet-RJ, a tentativa é de seguir os passos do Centro do Paraná, que, por lei federal, tornou-se uma universidade tecnológica. Caso o movimente se transforme em realidade, as nove unidades do Estado serão beneficiadas, dentre elas, Araxá.

Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, o deputado Bosco (PTdoB) registrou seu apoio ao movimento, realizado junto ao Ministério da Educação (MEC). Ele disse que a mudança para universidade traria benefícios inestimáveis às regiões do Alto Paranaíba e do Triângulo Mineiro, sobretudo “na ampliação da oferta de cursos e vagas aos estudantes, promovendo uma formação cada vez mais consistente e continuada”.

Se concretizado, a nova universidade tecnológica oferecerá cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação – incluindo mestrados e doutorados. Bosco destaca que esse é um dos aspectos mais interessantes do projeto, “uma vez que criará interação entre os vários níveis do conhecimento, desde os estudantes dos técnicos, que trabalham diretamente na indústria, no chão da fábrica, até àqueles que se dedicam à pesquisa de novas tecnologias”.

Histórico

O Cefet, fundado em 1978, é uma instituição federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que se dedica ao ensino, à pesquisa e à extensão na área tecnológica e no campo da pesquisa aplicada.

Em Minas Gerais, possui oito unidades: Belo Horizonte, Leopoldina, Araxá, Divinópolis, Timóteo, Varginha, Nepomuceno, Curvelo e Contagem. Essas unidades oferecem, ao todo, 87 cursos técnicos, 15 cursos de graduação e 7 cursos de mestrado.

Notícias relacionadas