Super banner
Super banner

Bosco debate turismo da pesca em audiência da ALMG

Bosco debate turismo da pesca em audiência da ALMG

Deiró Marra, Dalmo Ribeiro Silva, Adelmo Carneiro Leão e Bosco - Foto: Divulgação

O deputado Bosco, representante do Alto Paranaíba, participou da audiência pública da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, realizada no Parque Náutico de Jaguara, em Sacramento. A reunião aconteceu nesta terça-feira (13) e, além de Bosco, teve a participação dos deputados Dalmo Ribeiro Silva, Adelmo Carneiro Leão e Deiró Marra e de representantes do Ministério da Pesca, da Secretaria de Estado de Turismo e autoridades do município sede.

Bosco destacou, em seu pronunciamento, o grande potencial da região. “Nossa região é abençoada por Deus, temos um povo hospitaleiro, trabalhador e de valor. O solo é rico em reservas minerais e na produção de grãos. Precisamos despertar para esse potencial turístico, que está adormecido, aproveitando nossos rios e lagos para entretenimento e lazer. Para isso, é necessário planejamento – de maneira integrada – com responsabilidade e compromisso com as futuras gerações”, destacou.

Crescimento da pesca esportiva depende de planejamento do Estado

A implementação de parques para a pesca e mais investimentos para a pesca esportiva em Minas Gerais, foram algumas das propostas apresentadas durante a audiência que contou com a participação de uma centena de presentes. A pesca esportiva é definida pelo decreto 221, de 1967, como a prática em que se utiliza linha de mão ou aparelho permitido por autoridade competente, desde que não configure atividade comercial. A modalidade “pesque e solte”, com fins exclusivamente recreativos, também é considerada pesca esportiva, conforme o Decreto 3.551, de 1999, que regulamenta a Lei Estadual 6.167, do Pará. A audiência em Sacramento foi a terceira para discutir o assunto, que já foi tratado em Capitólio e Três Marias.

O diretor do Parque Náutico da Jaguara, Ivan Barbosa, pediu que o Estado busque recursos federais para a pesca esportiva para que o potencial de Minas no setor seja reconhecido e continue a gerar riquezas. “Temos que investir na pesca esportiva no Estado, para que ela não fique apenas na Amazônia ou no Pantanal.”

Notícias relacionadas