Super banner

Bosco destaca Araxá em seu primeiro pronunciamento como deputado

Bosco destaca Araxá em seu primeiro pronunciamento como deputado

Bosco destaca Araxá em seu primeiro pronunciamento como deputado 1

Da Redação – 09.02.2011 – Em seu primeiro pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) como deputado estadual, Bosco (PTdoB) fez diversas referências sobre as qualidades e o potencial de Araxá como polo regional, além das ações planejadas não só para o município como todo o Estado durante o seu mandato.

Bosco também mencionou ex-representantes da cidade que já passaram pela ALMG – Carlos Lemos, José Duarte, Elisa Alves e César de Mesquita.

Confira a íntegra do discurso do deputado

Senhor presidente, deputado Dinis Pinheiro, na pessoa de quem cumprimento todos os membros da Mesa; senhoras deputadas; senhores deputados; funcionários da Casa; imprensa presente; profissionais da comunicação; defensores da Constituição; senhoras e senhores, boa tarde.

Senhor presidente, inicialmente gostaria de fazer um agradecimento especial. Agradeço primeiro a Deus, a minha família, aos meus amigos e aos meus eleitores, que me proporcionaram esta grande honra: ocupar hoje uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Este momento é extremamente importante para mim, assim como o é para a cidade de Araxá e para o Planalto de Araxá, pois, há mais de 20 anos não contávamos com um representante efetivo na Assembleia Legislativa, defendendo os interesses da nossa região.

Portanto, neste momento, saúdo os deputados que me antecederam, representando a cidade de Araxá e região: os saudosos Carlos Lemos e Elisa Alves; José Rodrigues Duarte, deputado constituinte nesta Assembleia, e César de Mesquita, suplente, que teve uma rápida passagem por esta Casa.

Inicio esta jornada nesta importante Casa do povo, com a graça de Deus, os pés no chão, os olhos no futuro e consciente de que, depois de praticamente duas décadas sem representante efetivo no Parlamento mineiro, Araxá e região esperam muito do nosso trabalho. Nossa eleição foi resultado do amadurecimento político da população araxaense e de cidades vizinhas, que souberam unir forças em torno de um objetivo comum: buscar sua representação junto ao governo. A expectativa é grande. Isso aumenta nossa responsabilidade e estimula ainda mais este novo parlamentar e toda sua equipe de trabalho a dar o melhor que pudermos. Empenharemos esforços na missão de resgatar a força política de todos esses municípios que ora representamos.

Sou araxaense. Todos conhecem ou já ouviram falar sobre a minha cidade natal. Araxá é a cidade das águas medicinais, do Complexo do Barreiro, destaque na produção agropecuária, na hospitalidade de seu povo e nos prazeres da culinária. É destaque também na educação. É importante polo educacional, formando estudantes de várias cidades circunvizinhas no Centro Universitário do Planalto de Araxá e na unidade do Cefet, ensino médio e superior. Nossa cidade e região detêm potencial social, cultural e econômico que justificam a presença de uma forte representação, tanto no Legislativo quanto no Executivo mineiros. A partir de agora, com a nossa investidura no mandato de deputado estadual, o Planalto de Araxá se fará presente nas decisões da Assembleia Legislativa, nas grandes decisões da capital mineira.

Araxá sempre foi destaque nacional e internacional pelas suas águas medicinais desde o século 17, quando os índios arachás habitavam o território. Foi a partir da preferência do gado pelo salobro das águas do Barreiro que se descobriu o valor dos bebedouros da região.

Os benefícios das águas do Barreiro de Araxá justificaram a construção do Grande Hotel, hoje administrado pelo Grupo Tauá, que tem na sua direção João Pinto Ribeiro, ex-deputado nesta Casa Legislativa. Ao longo de sua existência, esse hotel, orgulho de nossa gente, hospedou governadores de todas as épocas – ressalto o nosso ex-governador Aécio Neves, atual senador e, se Deus quiser, futuro presidente da República e a passagem e presença constante do atual governador Antonio Anastasia. Foi, também, um lugar importante em que se hospedaram os ex-presidentes Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Collor de Melo, Itamar Franco e Luiz Inácio Lula da Silva.

Certamente, o Barreiro e o Grande Hotel têm influência na hospitalidade de nossa gente, em seu artesanato e iguarias. Quem vai a nossa cidade não volta sem receber ou levar como presente algum produto do nosso artesanato ou culinária, destacadamente os finos doces produzidos por doceiras de mão cheia.

Mesmo não se hospedando no Grande Hotel – a cidade tem fartura de opções na rede hoteleira -, o turista pode e deve desfrutar dos banhos medicinais que ficam nas termas do Barreiro, anexo daquela histórica construção. O nosso Grande Hotel é o trem da nossa história, a locomotiva do nosso turismo.

A economia de Araxá, cidade de 94 mil habitantes, também é sólida, onde se destacam as mineradoras Vale Fértil, na exploração, processamento e comercialização de fertilizantes, e notadamente a CBMM, que explora a maior reserva do mundo de nióbio – mineral dos mais importantes para indústria moderna, exportado para mais de 40 países, representando 75% da produção mundial -, colocando Araxá como o terceiro município mineiro exportador e contribuindo sobremaneira para o incremento financeiro do Estado por meio da Codemig.

Além da vocação turística e de mineração, Araxá possui intensa atividade agropecuária, com destaque para sua bacia leiteira. Também é fornecedora de gado para recria e engorda, condição favorecida por campos e pastagens naturais. As lavouras de café, soja, arroz e feijão respondem por expressivas safras, ao lado do cultivo de milho e batata, com emprego de técnicas como a irrigação artificial. Araxá é hoje referência e modelo para muitos municípios brasileiros. Lá aprendemos a conviver bem com as novas e avançadas tecnologias, sem, entretanto, esquecer nossas raízes e vocações. É essa Araxá, onde exerci por 16 anos quatro mandatos de vereador e fui presidente da Câmara Municipal, que tenho a honra de representar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Contudo represento também, com o mesmo orgulho e responsabilidade, todo o Planalto de Araxá, todos os seus municípios: Campos Altos, Ibiá, Medeiros, Perdizes, Pedrinópolis, Pratinha, Tapira e Tapiraí, entre outros, como Bambuí, Córrego Danta, Rio Paranaíba, Sacramento, Santa Juliana, Santa Rosa da Serra, São Gotardo, São Roque de Minas e Serra do Salitre, que somam decisivamente para o destaque da região no contexto de Minas Gerais.

Senhor presidente, senhoras deputadas e senhores deputados, quero reiterar desta tribuna o meu compromisso com as causas maiores do nosso Estado e da nossa região. Desejo ainda dizer que estarei sempre ao lado dos nobres colegas e do amigo e governador professor Antonio Anastasia, em todas as ações que visem à melhoria das condições de vida de todos os mineiros, dos 853 Municípios do Estado de Minas Gerais. Aproveito esta oportunidade, senhor presidente, para também parabenizá-lo pela sua eleição e dos demais membros desta Mesa, nos quais tive a honra de votar. Tenho certeza absoluta, senhor presidente, que, por meio do seu comando e liderança, esta Mesa também entrará para a história do Poder Legislativo de Minas Gerais. Fiquei muito feliz de ouvir no seu discurso de posse e de observar nas suas ações o seu comprometimento com os mineiros mais necessitados, que dependem mais da política e que esperam mais de nós. Conte conosco, presidente, pois seremos parceiros constante para que esta Assembleia Legislativa continue sendo referência no país.

Concedo, com prazer, aparte ao deputado Anselmo José Domingos.

(Concluindo) – Agradeço ao nosso nobre colega deputado Anselmo José Domingos. Quero dizer-lhe que chegamos aqui com orgulho e honra com o objetivo de resgatar esse tempo, por que não dizer perdido, para Araxá e para a região. Sabemos do grande fardo e da responsabilidade, (deputado) doutor Viana, que estamos trazendo, sob a expectativa de todos araxaenses e de toda a região. Tenho certeza de que contarei com todos os colegas deputados para fazermos o melhor para a nossa região e para toda Minas Gerais. Muito obrigado.

Notícias relacionadas