Super banner
Super banner

Bosco destaca parceria com as Apaes

Bosco destaca parceria com as Apaes

 Bosco destaca parceria com as Apaes 1

Nesta quinta-feira (22), pela manhã, o deputado Bosco, presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa participou, junto com o governador Antonio Anastasia, de um evento para atender as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Minas Gerais. O governador assinou a autorização para implantação do Centro Tecnológico de Capacitação nas Apaes e do Centro de Tecnologias Assistivas da Rede Apae.

Cerca de mil pessoas, de vários municípios do Estado, estiveram em Belo Horizonte para participar da solenidade de criação dos centros que vão ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência.

O Centro Tecnológico de Capacitação vai facilitar o acesso das Apaes à internet e às redes sociais, criando uma rede tecnológica de integração das unidades. Será formado por centros de inclusão social e oficinas de capacitação profissional que irão funcionar em 148 municípios mineiros.

Cada Centro de Inclusão Social terá cinco computadores adaptados com aparelhos que possibilitam atender diferentes tipos de deficiência. O deputado Bosco comemora a parceria.

Bosco destaca parceria com as Apaes 2

“Este momento representa um marco para as Apaes mineiras, que passarão a contar com o apoio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Essa condição irá oportunizar aos alunos das Apaes e o acesso às novas conquistas tecnológicas com vista à qualificação para o mercado de trabalho”, destaca o parlamentar.

Além do Centro Tecnológico, o governador autorizou a criação de um projeto pioneiro no Brasil – o Centro de Tecnologias Assistivas da Rede Apae. Ele será implantado no município de Pará de Minas, na região Centro-Oeste, com investimento de R$ 650 mil, e terá uma Incubadora de Tecnologia Assistiva e um Núcleo de Qualificação Profissional.

A expectativa é de que sejam capacitados 4,5 mil profissionais da área de saúde e 5,5 mil da área de educação que irão atender 415 Apaes responsáveis por cerca de 40 mil pessoas com deficiência.

Notícias relacionadas