Super banner
Super banner

Cães e gatos são vacinados contra a raiva em Araxá

Cães e gatos são vacinados contra a raiva em Araxá

Mais de mil animais já foram vacinados em Araxá - Foto ilustrativa

DA REDAÇÃO/CAIO AURELIANO – A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal já atingiu resultados altamente positivos. De acordo com setor de zoonoses, desde que a campanha iniciou no último dia 1°, 1439 cães e gatos já foram vacinados contra a raiva. A meta é de imunizar 2500 animais na zona rural até a próxima sexta-feira (16).

A raiva é uma doença transmissível tanto para animais como para o homem. A transmissão acontece pelo contágio direto como mordidas, arranhões ou lambeduras de cães, gatos, morcegos ou outros mamíferos infectados. 

De acordo com a veterinária Flávia Rios, que coordena a campanha, se passa em todas as fazendas primeiramente para que o proprietário tenha a oportunidade de vacinar o seu animal. “A zona rural é mais intensa e demora mais um pouco, então, demos a preferência para começar lá e depois fechamos com a zona urbana. É de fazenda em fazenda, nós não fazemos em ponto fixo. Vamos a todas as fazendas, aí fizemos uma divulgação anterior para que os fazendeiros saberem da nossa presença”, diz Flávia.

“Estamos divulgando até para imprensa que nesses primeiros dias, estamos fazendo a região de Uberaba, todas as fazendas com saída para Uberaba e depois fizemos a saída para Uberlândia. Nós vamos também fazer a saída para Belo Horizonte, Patos de Minas e, posteriormente, Mourão Machado e Franca. Estamos com dez pessoas vacinando na zona rural”, acrescenta.

A veterinária explica que a vacina é desenvolvida para cães e gatos, os transmissores da raiva tanto na zona rural, principalmente na zona urbana. “A raiva é uma doença fatal, então, uma vez instalada no animal ou nos seres humanos, não tem cura, nós morremos. A melhor maneira que tem é o animal tomar a vacina e prevenir da doença. Tem tido casos de raiva animal no Brasil. É necessário que as pessoas que gostam do seu animal, leve ele para vacinar e prevenir contra a doença. Aqui em Araxá não tem caso de raiva”, salienta a veterinária.

Na última edição de 2012, a campanha vacinou 11923 animais no total. Na zona rural, o número de vacinados foi de 2500 vacinados, e, na zona urbana, em torno de 9 mil animais. “A nossa expectativa para este ano é baseada sempre na última vacinação, então, esperamos na zona rural, em torno de 2500 animais, e na cidade, 10000. O final da campanha vai até o próximo dia 31 com a vacinação sendo feita aqui na zona urbana”, esclarece.

Flávia lembra que a partir do próximo dia 26 já inicia a imunização aqui no perímetro urbano de Araxá com a atuação de quarenta agentes de saúde trabalhando nesta campanha.

Mais informações sobre a Campanha de Vacinação Antirránbica Animal podem ser obtidas no contato 36917007. 

Notícias relacionadas