Super banner

Câmara anuncia Comissão Especial para apurar denúncias sobre conjuntos habitacionais

Câmara anuncia Comissão Especial para apurar denúncias sobre conjuntos habitacionais

Câmara anuncia Comissão Especial para apurar denúncias sobre conjuntos habitacionais 1

A Câmara Municipal de Araxá realizou uma reunião com o gerente-geral da agência local da Caixa Econômica Federal, José Edgard Vieira, e o secretário municipal de Desenvolvimento Humano, José Domingos Vaz (PDT). O encontro promovido no gabinete da presidência, na quarta-feira (19), teve por objetivo debater a situação dos conjuntos habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida e a série de denúncias recebidas pelos vereadores em relação a vendas e ocupação ilegais dos imóveis, sendo definido que uma Comissão Especial será montada para apurar a situação – os membros ainda não foram divulgados.

O encontro, motivado por proposição do vice-presidente Sargento Amilton (PTdoB), contou com as presenças de vários vereadores e a Assessoria Jurídica do Poder Legislativo. O secretário José Domingos Vaz esteve acompanhado pela representante do Setor de Habitação, Regina Aparecida de Melo Rosa, e as funcionárias dos setores de Projeto e Administrativo, Valdirene Aparecida Ferreira e Ana Luiza Martins Silva. A reunião foi dirigida pelo presidente Miguel Júnior (PMDB).

Câmara anuncia Comissão Especial para apurar denúncias sobre conjuntos habitacionais 2

Autor da proposição, Sargento Amilton abriu a reunião dizendo que a questão dos conjuntos habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida em Araxá preocupa todos os vereadores e vem sendo amplamente discutida nas reuniões ordinárias da Casa. Ele disse que praticamente todos os vereadores têm recebido denúncias sobre possíveis irregularidades nos conjuntos Pão de Açúcar 3 e Max Neumann.

São denúncias, segundo garantiu, de pessoas que foram contempladas sem se enquadrar no programa, venda dos imóveis e ocupação ilegal. Na sequência vários vereadores fizeram uso da palavra, reafirmaram o recebimento das denúncias e também fizeram outros questionamentos ao gerente da Caixa e também ao secretário José Domingos.

Caixa

José Edgard fez uma explanação geral do projeto e das atribuições que compete à Caixa. De acordo com ele, o Minha Casa, Minha Vida foi criado para atender famílias com renda de até R$ 1,6 mil e é feito em parceria com construtoras e o Poder Público Municipal, que é o responsável pela seleção, indicação e realização do sorteio dos imóveis.

Ele informou também que todo o programa é regulamentado através da portaria 595/2013 do Ministério das Cidades. Esclareceu ainda que o programa destina 3% de cotas para idosos e outros 3% para pessoas com deficiência ou para famílias que tenham algum deficiente físico.

Sobre a questão das denúncias, o gerente disse que até o momento a Caixa não recebeu nenhuma denúncia de irregularidades nos conjuntos habitacionais Pão de Açúcar 3 e Max Neumann. Segundo ele, qualquer cidadão pode entrar em contato com a Caixa e formalizar uma denúncia, fundamentada e com provas, sobre as irregularidades.

Uma vez acionada, a Caixa, segundo ele, notifica o proprietário e pode inclusive entrar com processo para reintegração de posse e cancelamento do benefício via governo federal.

Poder Público

Em nome do Poder Público Municipal, o secretário José Domingos Vaz disse que o déficit habitacional de Araxá atualmente é da ordem de 2.466 imóveis. Ele explicou que a definição das áreas para destinação dos conjuntos habitacionais é feita de acordo com análise do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), obedecendo critérios estabelecidos no Plano Diretor Estratégico.

Câmara Municipal

Miguel Júnior disse que o encontro foi muito proveitoso e serviu para esclarecer algumas dúvidas dos parlamentares. Ele informou que o Legislativo irá montar uma estrutura jurídica e uma Comissão Especial para levantar todos os dados técnicos e averiguar in loco todas as denúncias recebidas.

“A partir de agora a Câmara Municipal de Araxá já sabe como se proceder a partir das denúncias recebidas. Vamos montar, junto com nossos pares, uma estratégia para, efetivamente, trabalharmos em cima de todas estas questões”, concluiu.

 

Notícias relacionadas