Super banner

Câmara aprova criação do Programa Municipal de Saúde Vocal

Câmara aprova criação do Programa Municipal de Saúde Vocal

A Câmara Municipal de Araxá aprovou na reunião desta terça-feira (29) o projeto de lei que autoriza a criação do Programa Municipal de Saúde Vocal do Professor da Rede Municipal de Ensino, de autoria da vereadora Lídia Jordão (PP). “É um projeto que visa saúde vocal dos profissionais da rede pública municipal de ensino e surgiu da minha experiência de vida como professora”, afirma Lídia.

De acordo como ela, o profissional que atua no magistério sempre tem dificuldades relacionadas à voz. “São causadas pelo tom irregular de sua utilização, então propusemos esse projeto no sentido de que as secretarias municipais de Saúde e de Educação estabelecessem uma parceria para o trabalho preventivo na utilização da voz pelos servidores públicos que atuam na educação.”

A vereadora acrescenta que o trabalho preventivo pode ser realizado através de atendimentos individualizados às situações mais intensas do uso da voz, além de palestras educativas sobre como proceder a uma utilização correta.

“É um projeto amplo, mas sempre com foco na prevenção e na utilização da voz. Inclusive, poderia ser expandido para outros segmentos da sociedade. Se não houver prevenção, podem ocorrer disfonias graves, rouquidão excessiva, cansaço no trabalho e profissional pode não conseguir sensibilizar as pessoas que estão lhe ouvindo pela falta da qualidade ou postura da voz”, afirma Lídia.

Para ser executado, o projeto depende de sanção do prefeito Jeová Moreira da Costa.

Notícias relacionadas