Super banner
Super banner

Câmara recebe projeto de criação das secretarias de Segurança Pública e Esporte

Câmara recebe projeto de criação das secretarias de Segurança Pública e Esporte

Foto: Caio Aureliano

Da Redação – A Prefeitura Municipal de Araxá enviou o projeto que cria cargos em comissão e da implementação na estrutura organizacional do executivo instituída pela Lei n° 4.550 / 05 das secretarias de Segurança e de Esporte e Juventude na tarde desta terça-feira (9), para a Câmara Municipal. A matéria do executivo está na Comissão de Finanças, Justiça, Legislação e Redação Final (CFJLRF) e deve ser colocado em votação após o retorno de Jeová Moreira da Costa (PDT) que viaja para China e Europa em missão intermunicipal entre os dias 10 e 20 de abril.

O vereador Carlos Alberto Cachoeira (PDT), líder do governo municipal, diz que a criação da secretaria de Segurança Pública é um grande anseio para a comunidade. “Devido ao volume da violência que assola Araxá, região e todo o país. O projeto veio em uma boa hora, vai ser ocupada pelo vereador Mauro do Detran que é um homem experiente, inteligente e principalmente de confiança do prefeito Jeová. Araxá foi premiada com a criação dessa secretaria”, coloca o vereador.

O vereador Mauro do Detran (PDT) ainda não confirma o seu nome como secretário, mas as conversas já estão muito bem adiantadas. Com a criação da secretaria de Segurança Pública, a Assessoria de Trânsito e Transporte (Asttran), atualmente vinculada na secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, pertenceria a essa nova pasta.

Cachoeira considera também que a criação da secretaria municipal de Esporte e Juventude foi uma decisão acertada pelo prefeito. “Essa secretaria vem fazer com que a juventude de Araxá possa ocupar o seu espaço ocioso em atividades esportivas, recreativas e atitudes sadias. Isso, com certeza, vamos prevenir e fazer de Araxá uma juventude feliz e sadia”, comenta.

O assessor jurídico Jonathan Renaud de Oliveira Ferreira, explicou que, após a aprovação das secretarias de Esporte e Juventude e Segurança Pública, o projeto vai ser enviado ao Jeová para sua sanção e, depois, publicado no Diário Oficial do Município.

O nome de Mauro do Detran deve ser mesmo confirmado como secretário de Segurança Pública. Já o nome para assumir a secretaria de Esporte e Juventude ainda está indefinido.

Cogitado anteriormente para gerir esta pasta, Cachoeira afirma que não será ele o secretário municipal de Esporte e Juventude. “O prefeito (Jeová) deve nomear logo um nome que não serei eu (Cachoeira). No momento, não é interesse da administração. Nós vamos continuar na Câmara. Às vezes, a secretaria de Esporte pode até ficar sem o titular da pasta, mas com uma gestão participativa”, conclui Cachoeira.

Além das secretarias, o projeto consta também a criação de vinte e dois cargos de assessores executivos com salários de cerca de R$ 5,6 mil mensais, em todas as secretarias municipais.

De acordo com o projeto, a matéria aponta a criação de cargos de supervisores e encarregados com salários menores que serão utilizados na estruturação das duas novas secretarias.

Notícias relacionadas