Super banner
Super banner

Campanha da Vacinação contra o HPV começa nesta terça

Campanha da Vacinação contra o HPV começa nesta terça

Campanha da Vacinação contra o HPV começa nesta terça 1

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove Campanha da Vacinação contra o HPV entre os dias 10 e 30 de março em Araxá. A vacinação ocorre nas escolas públicas e particulares da cidade, Centro de Vacinação, Unisa, Unileste e Uninorte.

De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização da SMS, Marcela Silva Mesquita, estima-se vacinar mais de 1,6 mil meninas de 9 a 11 anos (meta de 80% do público-alvo).

Ela informa que a vacina também é voltada para mulheres de 9 a 26 anos portadores do vírus HIV, considerando que as complicações decorrentes do HPV ocorrem com mais frequência nesse público.

Mulheres de 11 a 14 anos que não receberam a primeira dose também serão vacinadas nesta etapa. Marcela informa ainda que as garotas que só receberam a primeira dose, a recomendação é que as mesmas retornem à Unidade de Saúde para receber a segunda dose e dar continuidade ao esquema vacinal.

O HPV é um vírus que apresenta mais de 200 tipos diferentes, 12 deles considerados responsáveis pelas neoplasias malignas do trato genital. No momento, o câncer de colo de útero é a terceira causa de morte de mulheres no Brasil.

Os tipos mais comuns são o HPV 16 e 18, responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, e o HPV 6 e 11, associados a 90% das verrugas na região genital.

A conscientização dos pais e responsáveis é fundamental para o sucesso da prevenção do câncer de colo de útero para crianças e adolescentes.

Notícias relacionadas