Super banner

Capal destaca Encontro de Organização de Quadro Social

Capal destaca Encontro de Organização de Quadro Social

Encontro QQS - Divulgação

Via Sistema Ocemg/Sescoop-MG – Com o intuito de mostrar o papel das lideranças para o desenvolvimento das cooperativas, o Sistema Ocemg realizou, entre os dias 20 e 22 de junho, no Hotel Tauá de Caeté, o Encontro Estadual de Organização de Quadro Social (OQS) das Cooperativas Agropecuárias de Minas Gerais. Estiveram presentes durante o evento cerca de 150 pessoas, que assistiram a palestras e participaram de atividades em grupo coordenadas pelo cooperativista e professor de Qualificação em Gestão, Flávio Eduardo de Gouvêa Santos, e pelo instrutor de Promoção Social e Cooperativismo, José Ailton Junqueira Carvalho.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, fez a abertura do evento e alertou para o papel dos líderes na organização dos cooperados e funcionários em cada cooperativa. “A OQS é tão importante que ultrapassa os contornos da instituição. Todos que participam do projeto de organização do quadro social têm um dever maior, que é de divulgar este trabalho e fomentar a experiência cooperativa para a sociedade em que estão localizados”, frisou.

Na ocasião, o palestrante Frederico Zappi, graduado em Direção de Instituições de Formação Cooperativa pela OIT-Itália e Gestão, também ministrou palestra com foco em liderança profissional. Ele falou sobre como liderar e sobre a necessidade de preparar os líderes para as mudanças com o passar dos anos. “Precisamos de encontros como esses para renovar as lideranças das cooperativas, para mudar o pensamento dos seus líderes e, assim, vencer os novos desafios que se apresentam”, disse.

De acordo com Edmilson José Silva, do Departamento de Comunicação da Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal), os encontros estão sempre melhores, com uma postura de maior aproximação com as cooperativas. “Participei de vários encontros do setor e gosto muito do formato que eles vêm adquirindo com o passar dos anos, principalmente no que diz respeito à participação dos cooperados durante e até antes do evento. Participamos dando a opinião da base, das cooperativas”, frisou.

Notícias relacionadas