Super banner

Capal destaca primeira bezerra nascida por inseminação artificial no Sítio do Capivara

Capal destaca primeira bezerra nascida por inseminação artificial no Sítio do Capivara

Abel e a filha Fabiana exibindo a bezerra - Divulgação/Capal

O cooperado Abel Alves Duarte, sua esposa Divina e a filha Fabiana comemoram o nascimento da primeira bezerra de inseminação artificial no Sítio do Capivara, Comunidade da Antinha. A propriedade familiar participa do projeto Balde Cheio, desenvolvido pela Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal) e a Itambé há quase dois anos e iniciou um investimento no melhoramento genético de animais de produção de leite no ano passado. O sitio possui apenas 12 cabeças de vacas, dez delas em lactação e seis novilhas prenhes de inseminação.

A tecnologia da inseminação artificial está ao alcance de qualquer agricultor familiar que esteja trabalhando na produção de leite, onde o custo do produto final é compensado pela qualidade do sêmen utilizado.

O avanço da inseminação artificial na pecuária brasileira tem sido intenso, o que demonstra que as vantagens oferecidas pela técnica são muito grandes. Entretanto, para que sua adoção seja um sucesso, é fundamental um bom treinamento para os responsáveis por sua aplicação na propriedade, quer sejam técnicos ou vaqueiros.

O Programa Balde Cheio é uma metodologia de transferência de tecnologia que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares.

Seu objetivo é capacitar profissionais de extensão rural e produtores, promover a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente e monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais, nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas. A partir da estruturação da propriedade com base nas orientações do projeto, a unidade demonstrativa passa a ser uma referência na região.

Segundo Fabiana, o melhoramento genético do rebanho proporcionará uma maior rentabilidade da propriedade. “Estamos muito felizes com o nascimento dessa primeira bezerra de inseminação. Há dez meses realizei o curso e fizemos a inseminação em oito novilhas e só uma deu resultado negativo. Temos oito novilhas prenheas, sendo duas próximas do parto”.

De acordo com Abel, outra grande vantagem da inseminação artificial é a redução de custo com manutenção de touros. “A nossa propriedade é pequena e tínhamos alguns problemas com os touros já que as fazendas são muito próximas uma das outras. Agora, a intenção é continuar com a inseminação artificial para melhorar nosso rebanho.”

Para o consultor técnico do programa Balde Cheio, Vinícius Santos Nogueira Lima, o trabalho realizado no Sitio do Capivara é um exemplo para outros pequenos produtores.

“Aqui é uma propriedade familiar, mas a tecnologia que estamos implantando é de uma grande propriedade. Já temos silagem de milho, piquetes rotacionados e agora a inseminação artificial. A média de produção de leite na fazenda é de 15 a 20 litros por vaca, o que é muito bom já que a maioria do rebanho é de gado mais velho. O objetivo é realizar o melhoramento genético e, assim aumentar significativamente a produção de leite, melhorando a genética do nosso rebanho.”

Notícias relacionadas