Super banner
Super banner

Capal recebe uma das maiores cooperativas de café do mundo

Capal recebe uma das maiores cooperativas de café do mundo

Visita técnica da comitiova da Cooxupé - Foto: Divulgação

A Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal) recebeu uma comitiva de quarenta produtores da Cooperativa Regional de Cafeicultores (Cooxupé – região de Carmo do Rio Claro) para uma missão técnica. Os cafeicultores tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelos técnicos do projeto Educampo, na Fazenda Estância São Paulo, dos cooperados Magda e Amir, além do Campo Experimental de Café da Capal e as instalações dos armazéns gerais. O objetivo foi promover a troca de experiências nas lavouras e conhecer o trabalho desenvolvido nas propriedades da região.

A Cooxupé é considerada uma das maiores cooperativas de café do mundo. Em 2012, completará 80 anos de cooperativismo e 55 anos em atividades de recebimento, processamento e comercialização de café. Atualmente conta com cerca de 12 mil cooperados e 1,9 mil colaboradores, recebendo café produzido em mais de 200 municípios localizados, principalmente, no Sul de Minas.

A comitiva foi recebida pelo diretor de Produção da Capal, Caio Márcio Côrtes, pela a coordenadora do Departamento de Assistência Técnica, Ana Maria Fravet, e pelos consultores técnicos do Educampo, Rodrigo Ticle e Thales Rodrigues Alves.

O consultor técnico do Educampo da Cooxupé, Cristiano de Andrade Gomes, diz que o principal objetivo da missão técnica é conhecer o trabalho de sucesso desenvolvido pelo Educampo Café da Capal, que em 2011 completou 10 anos de implantação como projeto piloto pelo Sebrae-MG.

“A visita também tem o intuito de trocar experiências entre os produtores da nossa região, que é Sul de Minas, e do Alto Paranaíba, como é caso de Araxá. O nosso grupo foi formado há poucos meses, mas já podemos observar a evolução que os cafeicultores estão tendo na organização e gerenciamento de suas propriedades e no desenvolvimento técnico dos manejos utilizados nas lavouras. Já temos conquistado algum sucesso com o trabalho realizado nesses nove meses de projeto, com um maior controle das despesas das operações promovidas dentro das propriedades” destaca.

Segundo Gomes, o intercâmbio entre as cooperativas é extremamente importante para o desenvolvimento da cafeicultura. “Um dos princípios que o Educampo preza é justamente essa troca de informações. Por isso, trabalhamos com grupos de produtores, realizamos reuniões conjuntas, enfim, debatemos as situações vividas na lavoura em conjunto. O objetivo é repassar as experiências de sucesso que são obtidas a cada safra, para que todo o núcleo possa ter uma maior rentabilidade com a atividade”, acrescenta o consultor.

Notícias relacionadas