Super banner
Super banner

Capal ultrapassa marca de 200 mil sacas de café

Capal ultrapassa marca de 200 mil sacas de café

Capal ultrapassa marca de 200 mil sacas de café 1

Da Redação/Via Ascom – A Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal) bateu o recorde na quantidade de café recebida na safra 2012/2013. Foram mais de 200 mil sacas, um aumento de 100% na quantidade de grãos armazenados em relação à última safra alta – 2010/2011. Os números consolidam a Capal como uma das principais cooperativas no ramo na região e comprovam o grande crescimento nos últimos dois anos.

A ampliação do setor se deu em virtude da alta demanda para a safra, a política de comercialização e investimentos realizados para reestruturação do setor de café, contribuindo significativamente para que a Capal alcançasse patamares semelhantes aos das maiores cooperativas brasileiras.

Ao todo, já foram mais de R$ 2 milhões investidos no departamento em 2012. O recurso foi aplicado na compra de novos equipamentos para rebenefício, construção de uma moega para recebimento a granel, na estrutura para armazenagem em bags e na construção do segundo barracão para armazenagem de grãos, com conclusão prevista para o início de 2013.

Com esses investimentos, a cooperativa passa agora a ter uma capacidade de rebeneficiamento de café em torno de 100 sacas/hora, o que proporcionará melhoria e agilidade no atendimento ao cooperado.

O gerente de Insumos e Café da Capal, Marcelo Marques Ribeiro, diz que 200 mil sacas é número bastante expressivo. “Essa marca é audaciosa, arrojada. Tivemos vários fatores que influenciaram para essa grande movimentação: estamos em um ano de safra alta, onde o cafeicultor produz mais; as melhorias que a cooperativa realizou para proporcionar ao produtor entregar seu café em sacarias, em bags, a granel; além dos investimentos no trabalho de rebenefício e na comercialização. Tudo isso contribuiu para que o nosso cooperado tivesse a tranqüilidade, a confiança de depositar seu produto na Capal.”

De acordo com o Marcelo, o produtor deixou de estocar seu café em outras empresas ou cooperativas da região. “Antes o cooperado dividia sua produção, sendo parte entregue na Capal e o restante em outras cidades. Essa quantidade que era levada para Patrocínio, Araguari e Carmo, agora está sendo armazenada e comercializada através da nossa cooperativa. Na última safra alta, 2010/2011, por exemplo, a cooperativa recebeu cerca de 100 mil sacas”, diz.

“Comparando com esse ano, foi um aumento de 100% na armazenagem. É claro que produção de café na região também aumentou, já que houve uma melhora significativa do preço do café no último ano e, assim, o produtor investiu mais na lavoura para essa safra. Com essa oportunidade do mercado, a Capal investiu e se tornou muito atrativa para o produtor armazenar e comercializar seu produto”, acrescenta.

Segundo o gerente, o próximo investimento é a construção de novos barracões.

“Estamos finalizando a construção de um barracão com uma capacidade de até 70 mil sacas de café. Para os anos de safra baixa é suficiente, já que poderemos armazenar até 200 mil sacas. Mas, nos anos de safra alta ainda ficaremos deficitários e precisaremos de mais um barracão para atender a nossa demanda. Hoje, a Capal é uma referência na nossa região. Recebemos café de toda nossa microrregião, mas ainda temos que melhorar para atrair um número maior de produtores. A nossa comercialização, por exemplo, já melhorou muito, mas podemos aumentar esse número. Esse ano cerca de 80% do produto armazenado está sendo comercializado através da cooperativa e queremos chegar ao um índice ainda maior”, destaca Marcelo Ribeiro.

Notícias relacionadas