Super banner

Captação de investimento chinês é tema de encontro em Minas

Captação de investimento chinês é tema de encontro em Minas

A captação de investimentos chineses para o Brasil e as oportunidades para aumentar o fluxo de comércio com o país asiático serão os principais temas da 7ª Oficina de Trabalho da Rede Nacional de Informações sobre Investimentos (Renai), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que acontece hoje (9), na Federação das Indústrias do Estado de Minas gerais (Fiemg), em Belo Horizonte. O governo de Minas e a Fiemg vão apresentar aos convidados estrangeiros e de outros Estados as suas estratégias para promover o desenvolvimento econômico e alavancar negócios.

No encontro serão discutidas as condições para a criação de um melhor ambiente para a realização de investimentos chineses. Entre os tópicos estão a identificação de setores econômicos de interesse e de gargalos aos aportes no Brasil. Além disso, serão apresentados os serviços realizados pela Embaixada da China e a atuação do China Development Bank no Brasil.

Belo Horizonte é a quarta capital a receber uma oficina de trabalho da Renai.  Brasília, Recife (PE) e Manaus (AM) já sediaram encontros semelhantes. Governos de 15 Estados confirmaram o envio de representantes para o evento.

Estão confirmadas ainda as presenças do secretário de Desenvolvimento da Produção do MDIC, Armando Meziat, do ministro conselheiro econômico comercial da embaixada da China no Brasil, Wang Qingyuan, e do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Raphael Guimarães Andrade.

Renai

Lançada em setembro de 2003 durante reunião do Fórum Nacional de Secretários de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, a Renai é um sistema de informações sobre a atividade de investimento no país, mantida pelo MDIC. A rede conta com o apoio de diversos parceiros, como órgãos estaduais de fomento de investimentos e entidades de classe empresariais.

As oficinas de trabalho organizadas pela Renai são instrumentos usados para subsidiar as estruturas federais e estaduais no desenvolvimento de atividades voltadas à promoção de investimentos.

Notícias relacionadas