Super banner
Super banner

Carnaval Cultural resgata antigas tradições em Araxá

Carnaval Cultural resgata antigas tradições em Araxá

O projeto Carnaval Cultural foi aberto na tarde de hoje (17), em solenidade realizada no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), com apresentação de marchinhas pelos músicos da Escola Maestro Elias Porfírio de Azevedo, contos sobre a origem do Carnaval pelo grupo Conta e Encanta e participação de artistas locais.

De acordo com o presidente da FCCB, Walter Ogawa Silva, o projeto conta com dois eventos. O primeiro é o Carnaval e Arte, voltado para crianças de 8 a 9 anos que estudam na rede municipal. O evento acontece até sexta-feira, das 14h às 17h30, no pátio da FCCB.

“O objetivo do Carnaval e Arte é levar informação, cultura e lazer para os alunos da rede municipal, além de ensiná-las a pular o Carnaval de uma maneira mais sadia. O evento traz músicas, contos, oficinas de artes plásticas (produção de máscaras carnavalescas), recreação da Rua de Lazer em parceria com o Sesc de Araxá e distribuição de kits com serpentinas, confetes, línguas-de-sogra e balas”, diz Ogawa.

O segundo evento é a exposição Carnaval de Ouro que será aberta nesta sexta-feira (20), no Centro de Cultura. Além das máscaras produzidas pelas crianças durante o Carnaval e Arte, a exposição terá fantasias carnavalescas –  algumas delas foram usadas quando a Beija Flor desfilou o tema “Araxá – Lugar Alto Onde Primeiro se Avista o Sol” (1999) – e fotografias antigas cedidas pela comunidade.

Além do presidente da FCCB, a abertura teve a presença do prefeito Jeová Moreira da Costa; secretária municipal de Educação, Giovana Maria Mesquita de Paula Guimarães; secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques; diretora do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Araxá, Sônia Maria Ribeiro; equipe da FCCB, alunos, professoras e diretoras de escolas municipais.

Notícias relacionadas