Super banner

Cefet é melhor escola de Araxá no Enem

Cefet é melhor escola de Araxá no Enem

Vicente Donizetti da Silva, diretor do Cefet em Araxá - Foto: Raphael Rios

Da Redação/Raphael Rios – O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (12) as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2010). O Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) foi a melhor instituição de ensino de Araxá e a quinta melhor pública em Minas Gerais, com  média final de 675,49 pontos. Logo em seguida aparecem as escolas particulares.

O Colégio Atena foi segundo lugar geral na cidade e primeira colocado entre as privadas com, 665,36 pontos, e o Colégio São Domingos em terceiro geral, com 635,05.

Após o Cefet, a melhor escola da rede pública foi a Dom José Gaspar, com 593,36 de média. A Escola Estadual Loren Rios Feres foi a pior colocada na cidade, com média de 517,5.

Entre as escolas com melhor taxa de participação, o Cefet também lidera em Araxá com 92,4% dos alunos prestando a prova. Logo em seguida vem o Atena com 90,9% e o Colégio Bom Bosco com 81%.

As escolas com menos participação são a Loren Rios Feres e Vasco Santos, que empataram com 23,1%.     

As instituições foram divididas em quatro categorias de acordo com a porcentagem de participação de seus estudantes no Enem.

Grupo 1: de 75% a 100% (4.640 escolas).

Grupo 2: de 50% a 74,9% (5.444 escolas).

Grupo 3: de 25% a 49,9% (8.616 escolas). 

Grupo 4: de 2% a 24,9% (7.399 escolas).

Cefet

De acordo com o diretor do Cefet em Araxá, Vicente Donizetti da Silva, a escola tem uma pedagogia voltada para o mundo da cidadania e do trabalho. “Atribuo, de repente, esse sucesso, por assim dizer, ao projeto político-pedagógico do Cefet, que passa, não só pelo aspecto teórico como pelo aspecto prático”, diz.

“Em uma escola onde temos uma educação integral de oito horas por dia de presença do aluno na instituição, naturalmente os resultados vem”, acrescenta.

Além disso, Vicente destaca que a escola conta com um processo seletivo. “Não podemos fechar os olhos a isso. Diria que de quatro ou cinco alunos que querem estudar no Cefet apenas um consegue a inserção. Subentende que esse aluno está mais preparado já no processo de ingressar na escola”, afirma.

O diretor afirma que a educação básica deveria dar mais preparação aos indivíduos. “É o tempo em que as pessoas começam a entender o mundo com a formação da moral e da ética”, conta.

“Precisamos de uma discussão para que todas as escolas, independentemente se são financiadas pelo poder público federal, estadual ou municipal tenham um ensino de boa qualidade. Essa é uma luta constante”, conclui.

Confira os resultados das escolas de Araxá

Cefet é melhor escola de Araxá no Enem 1

Notícias relacionadas