Super banner

Cefet ministra aula inaugural e recepciona alunos da Engenharia de Minas

Cefet ministra aula inaugural e recepciona alunos da Engenharia de Minas

Os 40 alunos do curso de Engenharia de Minas participaram na noite de ontem (3) da aula inaugural do mais novo curso oferecido no campus local do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), no auditório da Associação Comercial e Industiral de Araxá (Acia). Este é o segundo curso superior do Cefet de Araxá, que já conta com a Engenharia de Automação Industrial. Representantes da classe política, diretoria do Cefet e das mineradoras da cidade também se fizeram presentes.

A solenidade contou com a professora do Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Maria José Gazzi Salum, abordando o tema “Desenvolvimento Sustentável e a Mineração: Paradigmas e Desafios” na aula inaugural.

No Brasil existem poucas faculdades que oferecem Engenharia de Minas e a intenção é que após os cinco anos de curso os novos profissionais possam atender a demanda do mercado de trabalho, principalmente na região que conta com grandes mineradoras.

Cefet ministra aula inaugural e recepciona alunos da Engenharia de Minas 1

Sobre o curso

Nos primeiros anos, o aluno cursa as disciplinas básicas de engenharia. Nos anos finais, aprofunda-se o estudo das rochas e seu beneficiamento, com disciplinas de Física, Química, Mineralogia, Topografia, Geologia e Reciclagem de Rejeitos e Resíduos. Também são realizadas visitas a empresas de mineração. Durante todo o curso, é intensa a atividade em laboratórios de ensaios e em projetos de engenharia. O estágio supervisionado é obrigatório, e algumas escolas pedem, ainda, um trabalho de conclusão.

O Cefet já conta com cinco professores doutores, dois mestres e um cursando mestrado.

Notícias relacionadas