Super banner

Cemig orienta sobre cuidados com a rede elétrica durante festas juninas

Cemig orienta sobre cuidados com a rede elétrica durante festas juninas

Os meses de junho e julho são marcados pela tradição das festividades religiosas que homenageiam São João. Por esse motivo, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig alerta a população para os cuidados que devem ser tomados em relação à rede elétrica, especialmente, na utilização dos fogos de artifício e da típica fogueira, tão comuns nessa época do ano.

De acordo com o engenheiro de Segurança do Trabalho da Cemig, Francis Albert Fonseca Nascimento, as festas populares nesse período do ano geralmente requerem instalações elétricas temporárias, o que exige um projeto elétrico de instalação que contemple a distribuição das cargas e a proteção seletiva (em caso de falhas, somente o trecho defeituoso é desligado automaticamente). Além disso, o engenheiro recomenda a utilização de materiais com qualidade para evitar incêndios e outros acidentes.

Os organizadores dos eventos também precisam ficar atentos com as ligações provisórias, pois somente profissionais qualificados e autorizados pela Cemig podem realizar esse serviço. “Não é permitido fazer ligações clandestinas, pois o risco de acidentes é muito grande. O mesmo vale para quem vai reunir-se em ruas, bares e praças para participar de festividades juninas e julinas. Existem casos em que esse procedimento irregular já causou incêndios com pessoas feridas”, destaca o engenheiro.

Francis Albert ressalta que deve haver muita precaução com as emendas. Deve-se usar sempre um elemento isolante e com boa capacidade de proteção contra descarga elétrica. Nos trios elétricos, o engenheiro salienta que os cuidados devem ser redobrados, uma vez que podem ocorrer acidentes com bandeiras na rede.

O engenheiro alerta sobre o prazo de atendimento para ligações provisórias desses eventos. Segundo o especialista, o ideal é que os requerimentos sejam enviados à Cemig com, no mínimo, dez dias de antecedência. Além disso, os enfeites de ruas e praças com as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços devem ser feitos com materiais isolantes, biodegradáveis e que não sejam afixados próximos da rede elétrica. Os fogos de artifício devem ser manuseados somente por adultos e utilizados em locais distantes da fiação, afastados de bandeirinhas e de demais materiais que apresentem risco de incêndio. “Os fogos de artifício podem causar queimaduras graves e, se atingirem a rede elétrica, podem causar curto-circuito”, comenta o engenheiro.

Em caso de acidente com a rede elétrica, as solicitações de atendimento podem ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas e a ligação é gratuita.

Normas de segurança

De acordo com as normas de segurança da Cemig, postes e padrões de energia não devem ser utilizados para amarrar bandeirinhas, faixas e outros adereços, assim como deve ser evitada a fixação de enfeites próxima à rede elétrica. Também não é permitido usar as estruturas da rede de energia para esse fim.

A montagem de barraquinhas, camarotes, arquibancadas, palanques e palcos e a utilização de veículos de som e trios elétricos devem ser realizadas em conformidade com a distância mínima de segurança (1,5 metro) em relação à rede elétrica.

Quanto aos tradicionais balões juninos, Francis Albert ressalta que deve haver grande precaução: “soltar balão é crime e não se deve, de forma alguma, fazê-lo próximo à rede elétrica. Apesar de esse não ser um costume dos mineiros, é sempre bom reforçar a informação, pois algumas pessoas ainda se aventuram e brincam perto das instalações e cabos. Historicamente, acidentes dessa natureza sempre causaram danos enormes às pessoas envolvidas”. Outra recomendação é não fazer fogueiras sob a fiação elétrica.

Recomendações

Iluminação, enfeites e alegorias

• Não lançar artefatos (serpentinas, confetes, entre outros) na rede elétrica, sejam metálicos ou não.

• Antes de fazer qualquer ligação elétrica ou de instalar enfeites e alegorias, consultar a Cemig.

• Não instalar nenhum enfeite próximo à rede elétrica.

• Não fazer ligações clandestinas (gatos).

Palanques para apresentação de shows

• A montagem e a desmontagem devem considerar a existência das redes elétricas aéreas e, em caso de escavação, subterrâneas.

• A fixação das coberturas deve ser bem feita para evitar o desprendimento e a possível projeção contra a rede elétrica.

Aparelho de som, refrigeração e churrasqueiras elétricas

• Não ligar aparelhos elétricos próximo a duchas ou piscinas.

• Evitar improvisos (gambiarras), pois eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.

Colisão de veículos com postes da Cemig (abalroamento)

• Não sair do veículo. A pessoa poderá tomar um choque se houver algum cabo partido em contato com o veículo. Se precisar sair do veículo em função de um incêndio, abrir a porta e pular com os pés juntos, o mais longe possível, sem tocar a lataria do carro.

• Não tentar socorrer as vítimas se houver fio partido. Nesse caso, acionar imediatamente a Cemig e o Corpo de Bombeiros.

Fios partidos (acidentalmente)

Ao encontrar um fio elétrico partido, caído ao solo, não se aproximar e não deixar ninguém se aproximar do cabo, que poderá estar energizado. Ligar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, e aguardar a chegada dos técnicos da Empresa.

Notícias relacionadas