Super banner
Super banner

Cemig orienta sobre economia de energia nas férias

Cemig orienta sobre economia de energia nas férias

Cemig orienta sobre economia de energia nas férias 1

O período de férias é sempre uma oportunidade para descanso e viagens. Um passeio tranquilo começa com a observação de alguns detalhes que podem garantir mais segurança da casa durante a viagem e economia de energia elétrica.

Medidas simples podem fazer do retorno das férias um momento de alegria, sem sustos ou prejuízos. Observe alguns cuidados informados pela Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, como retirar os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas, mantendo apenas aqueles essenciais à segurança e resfriamento de alimentos, por exemplo.

Além de oferecer mais segurança, desconectar os aparelhos das tomadas resulta em economia de energia. De acordo com o engenheiro Leonardo Resende Rivetti Rocha, da Cemig, o consumo de aparelhos em modo de espera (stand by) pode representar 12% do consumo doméstico de energia.

É importante estar atento a alterações eventuais do número de pessoas em casa, comum no período de férias, quando recebemos visitas. Com mais pessoas em casa, aumenta a quantidade de banhos e o uso do chuveiro, equipamento que mais consome energia, devido à sua alta potência. A recomendação para economizar energia com esse equipamento é reduzir o tempo de banho e colocar o seletor de temperatura na posição ‘verão’, o que reduz a potência em 30% e proporciona uma redução no consumo ao final do mês de até 10%”, explica o engenheiro.

De acordo com Leonardo Rivetti, a geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência, em virtude do “abre e fecha” ao longo do dia. Uma geladeira em bom estado de uso funciona 12 horas por dia, ou seja, 360 horas por mês. Regular o termostato de acordo com a quantidade de alimentos armazenados e a temperatura do ambiente pode colaborar para a economia no final do mês.

O computador também deve receber atenção. Apesar de estar preparado para funcionar durante horas seguidas e até dias, é importante desligá-lo, inclusive o estabilizador, em caso de viagem. Nas pequenas pausas, desligar o monitor conta e muito na hora de economizar energia. Ele é responsável por 70% do consumo desse equipamento.

É comum as crianças dormirem em frente à televisão ligada. Para evitar o desperdício de energia, caso isso aconteça, a dica é utilizar o temporizador para desligamento automático disponível nos modelos de televisores mais atuais.

Para conhecer mais dicas de economia de energia e simular o consumo dos equipamentos, acesse o site www.cemig.com.br.

Notícias relacionadas