Super banner

Cemig orienta sobre os cuidados com a rede elétrica durante a festa junina

Cemig orienta sobre os cuidados com a rede elétrica durante a festa junina

Cemig orienta sobre os cuidados com a rede elétrica durante a festa junina 1

As festas religiosas que homenageiam São João, nos meses de junho e julho, são marcadas pela tradição no Brasil e costumam render diversos tipos de comemorações. Por esse motivo, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) alerta a população para os cuidados que devem ser tomados em relação à rede elétrica, especialmente, na utilização dos fogos de artifício e da típica fogueira, tão comuns nessa época do ano.

De acordo com o engenheiro de Tecnologia e Normalização da Cemig, Demétrio Venício Aguiar, as festas populares nesse período do ano geralmente requerem instalações elétricas temporárias que, para serem viabilizadas, necessitam de uma análise técnica da concessionária, e, dependendo das dimensões, será necessária a apresentação de um projeto elétrico que contemple a distribuição das cargas e a proteção seletiva (em caso de falhas, somente o trecho defeituoso é desligado automaticamente). Além disso, o engenheiro recomenda a utilização de materiais com qualidade para evitar incêndios e outros acidentes.

Os organizadores dos eventos também precisam ficar atentos com as ligações provisórias, pois somente profissionais qualificados e autorizados pela Cemig podem realizar esse serviço. “Não é permitido fazer ligações clandestinas, pois o risco de acidentes é muito grande. O mesmo vale para quem vai reunir-se em ruas, bares e praças para participar de festividades juninas e julinas. Há casos em que esse procedimento irregular já causou incêndios e deixou pessoas feridas”, destaca o engenheiro.

Demétrio Venício Aguiar ressalta que deve haver muita precaução com as emendas. Deve-se usar sempre um elemento isolante e com boa capacidade de proteção contra descarga elétrica. Nos trios elétricos, o engenheiro salienta que os cuidados devem ser redobrados, uma vez que podem ocorrer acidentes com bandeiras na rede.

O engenheiro alerta sobre o prazo de atendimento para ligações provisórias desses eventos. Segundo o especialista, o ideal é que os requerimentos sejam enviados à Cemig com, no mínimo, dez dias de antecedência. Além disso, os enfeites de ruas e praças com as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços devem ser feitos com materiais isolantes, biodegradáveis e que não sejam afixados próximos da rede elétrica.

Os fogos de artifício devem ser manuseados somente por adultos e utilizados em locais distantes da fiação, afastados de bandeirinhas e de demais materiais que apresentem risco de incêndio. “Os fogos de artifício podem causar queimaduras graves e, se atingirem a rede elétrica, podem gerar curto-circuito”, comenta o engenheiro.

Em caso de acidente com a rede elétrica, as solicitações de atendimento podem ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas e a ligação é gratuita.

Normas de segurança

De acordo com as normas de segurança da Cemig, postes e padrões de energia não devem ser utilizados para amarrar bandeirinhas, faixas e outros adereços, assim como deve ser evitada a fixação de enfeites próxima à rede elétrica. Também não é permitido usar as estruturas da rede de energia para esse fim.

A montagem de barraquinhas, camarotes, arquibancadas, palanques e palcos e a utilização de veículos de som e trios elétricos devem ser realizadas em conformidade com a distância mínima de segurança (1,5 metro) em relação à rede elétrica.

Quanto aos tradicionais balões juninos, Demétrio Venício Aguiar ressalta que deve haver grande precaução: “Soltar balão é crime e não se deve, de forma alguma, fazê-lo próximo à rede elétrica. Apesar de esse não ser um costume dos mineiros, é sempre bom reforçar a informação, pois algumas pessoas ainda se aventuram e brincam perto das instalações e cabos. Historicamente, acidentes dessa natureza sempre causaram danos enormes às pessoas envolvidas”. Outra recomendação é não fazer fogueiras sob a fiação elétrica.

Recomendações

Iluminação, enfeites e alegorias

– Não lançar artefatos (serpentinas, confetes, entre outros) na rede elétrica, sejam metálicos ou não.

– Antes de fazer qualquer ligação elétrica ou de instalar enfeites e alegorias, consultar a Cemig.

– Não instalar nenhum enfeite próximo à rede elétrica.

– Não fazer ligações clandestinas (gatos).

Palanques para apresentação de shows

– A montagem e a desmontagem devem considerar a existência das redes elétricas aéreas e, em caso de escavação, subterrâneas.

– A fixação das coberturas deve ser bem feita para evitar o desprendimento e a possível projeção contra a rede elétrica.

Aparelho de som, refrigeração e churrasqueiras elétricas

– Não ligar aparelhos elétricos próximo a duchas ou piscinas.

– Evitar improvisos (gambiarras), pois eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.

Colisão de veículos com postes da Cemig (abalroamento)

– Não sair do veículo. A pessoa poderá tomar um choque se houver algum cabo partido em contato com o veículo. Se precisar sair do veículo em função de um incêndio, abrir a porta e pular com os pés juntos, o mais longe possível, sem tocar a lataria do carro.

– Não tentar socorrer as vítimas se houver fio partido. Nesse caso, acionar imediatamente a Cemig e o Corpo de Bombeiros.

Fios partidos (acidentalmente)

– Ao encontrar um fio elétrico partido, caído ao solo, não se aproximar e não deixar ninguém se aproximar do cabo, que poderá estar energizado. Ligar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, e aguardar a chegada dos técnicos da empresa.

Notícias relacionadas