Super banner

Cemig realiza inspeções aéreas preventivas na região

Cemig realiza inspeções aéreas preventivas na região

Com o intuito de garantir a qualidade e continuidade do abastecimento de energia elétrica aos clientes do Triângulo Mineiro, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig realiza, no período de 9 a 13 de setembro, inspeções aéreas preventivas nas principais linhas de transmissão que atendem a região. Esta medida é preventiva e tem como objetivo antecipar-se ao período chuvoso, quando aumenta o número de ocorrências no sistema elétrico.

Nesta etapa são vistoriadas as linhas de transmissão de 34,5 a 138kV da região denominada Triângulo 1, que perfaz, aproximadamente, 2.000 km de extensão e envolve as usinas de Emborcação, Nova Ponte, Jaguara e Miranda, além das subestações localizadas nos municípios de Uberaba, Sacramento, Araxá, Ibiá, São Gotardo, Campos Altos, Rio Paranaíba, Carmo do Paranaíba, Patos de Minas, Patrocínio, Iraí de Minas, Monte Carmelo, Coromandel, Abadia dos Dourados e Vazante.

As inspeções são feitas com a utilização de um helicóptero que percorre toda extensão das linhas de transmissão, desde as usinas até as subestações, utilizando o Gimbal, equipamento de última geração que fornece imagens termográficas em tempo real. Os dados captados permitem visualizar as condições das linhas de transmissão e identificar previamente a existência de pontos frágeis, que em seguida recebem as manutenções necessárias.

Com essa ação é possível programar manutenções preventivas para os pontos identificados e evitar ou reduzir o risco de interrupções acidentais no fornecimento de energia.

Notícias relacionadas