Em função do período de chuvas, e também por causa do aumento do fluxo nas rodovias no final de ano, a Central de Atendimento Telefônico do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG) funciona 24 horas, até 31 de março do próximo ano, para atender aos usuários das rodovias estaduais mineiras. Quem estiver na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) deve utilizar o telefone 118 e quem estiver no interior do Estado terá acesso ao serviço por meio do telefone 0800-285-1517.
Durante esse período, todas as 40 unidades regionais do DER/MG estarão em estado de prontidão, com equipes disponíveis para serem acionadas a qualquer momento em que ocorra algum problema nas estradas mineiras, que exija uma mobilização imediata.
O prazo de atendimento é de três horas para a sinalização do local e de 24 horas para a alocação de equipamentos e pessoal, com o objetivo de desobstruir a rodovia, construir variantes, indicar rotas alternativas, entre outras atividades.
No caso das ocorrências referentes às chuvas, tão logo a unidade regional do DER/MG no interior é acionada, adota as providências necessárias para evitar a interrupção do tráfego ou apontar alternativas de acesso e o usuário é informado sobre as medidas tomadas por correspondência ou por email. Normalmente, as respostas são enviadas aos interessados, após o encerramento das análises das demandas dos usuários pelas respectivas diretorias técnicas.
Desde o início do serviço de plantão, em 12 de outubro, até o final de novembro, foram realizados 42.367 atendimentos, entre ligações telefônicas, emails e ocorrências enviadas por meio do site do DER/MG.
Deste total, 38.931 referem-se a ligações sobre o transporte metropolitano da RMBH e intermunicipal, 375 tratam de assuntos ligados às rodovias e 1.211 são de demandas geradas por emails e pelo site.
O plantão anterior, iniciado em 18 de outubro de 2008 e encerrado em 31 de março de 2009, realizou um total de 111.304 atendimentos entre ligações telefônicas e emails sobre transporte e rodovias, sendo 104.745 sobre transporte, 2.518 sobre rodovias e o restante sobre assuntos diversos.
Como funciona?
Toda solicitação, reclamação ou sugestão de usuário recebida pelo DER, seja através de telefone, fax, email ou correspondência, é transformada em Registro de Ocorrência (RO) e encaminhada para análise, apuração e devidas providências por parte da diretoria técnica competente.
Informações, como as de condições de estradas, solicitadas pelo telefone, são fornecidas de imediato. A atividade é realizada por uma estrutura criada pelo DER/MG há cerca de nove anos para atender às demandas sobre os serviços prestados pelo órgão.
É comum, também, solicitação de informações referentes a outros órgãos rodoviários ou de transporte da esfera federal, estadual ou municipal. Mesmo nestas situações, o usuário recebe uma orientação sobre nome, endereço, telefone e/ou email do responsável pelos serviços sobre os quais deseja se informar.