Central do DER em Minas Gerais funciona 24 horas no período das chuvas

Central do DER em Minas Gerais funciona 24 horas no período das chuvas

Em função do período de chuvas, e também por causa do aumento do fluxo nas rodovias no final de ano, a Central de Atendimento Telefônico do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG) funciona 24 horas, até 31 de março do próximo ano, para atender aos usuários das rodovias estaduais mineiras. Quem estiver na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) deve utilizar o telefone 118 e quem estiver no interior do Estado terá acesso ao serviço por meio do telefone 0800-285-1517.

Durante esse período, todas as 40 unidades regionais do DER/MG estarão em estado de prontidão, com equipes disponíveis para serem acionadas a qualquer momento em que ocorra algum problema nas estradas mineiras, que exija uma mobilização imediata.

O prazo de atendimento é de três horas para a sinalização do local e de 24 horas para a alocação de equipamentos e pessoal, com o objetivo de desobstruir a rodovia, construir variantes, indicar rotas alternativas, entre outras atividades.

No caso das ocorrências referentes às chuvas, tão logo a unidade regional do DER/MG no interior é acionada, adota as providências necessárias para evitar a interrupção do tráfego ou apontar alternativas de acesso e o usuário é informado sobre as medidas tomadas por correspondência ou por email. Normalmente, as respostas são enviadas aos interessados, após o encerramento das análises das demandas dos usuários pelas respectivas diretorias técnicas.

Desde o início do serviço de plantão, em 12 de outubro, até o final de novembro, foram realizados 42.367 atendimentos, entre ligações telefônicas, emails e ocorrências enviadas por meio do site do DER/MG.

Deste total, 38.931 referem-se a ligações sobre o transporte metropolitano da RMBH e intermunicipal, 375 tratam de assuntos ligados às rodovias e 1.211 são de demandas geradas por emails e pelo site.

O plantão anterior, iniciado em 18 de outubro de 2008 e encerrado em 31 de março de 2009, realizou um total de 111.304 atendimentos entre ligações telefônicas e emails sobre transporte e rodovias, sendo 104.745 sobre transporte, 2.518 sobre rodovias e o restante sobre assuntos diversos.

Como funciona?

Toda solicitação, reclamação ou sugestão de usuário recebida pelo DER, seja através de telefone, fax, email ou correspondência, é transformada em Registro de Ocorrência (RO) e encaminhada para análise, apuração e devidas providências por parte da diretoria técnica competente.

Informações, como as de condições de estradas, solicitadas pelo telefone, são fornecidas de imediato. A atividade é realizada por uma estrutura criada pelo DER/MG há cerca de nove anos para atender às demandas sobre os serviços prestados pelo órgão.

É comum, também, solicitação de informações referentes a outros órgãos rodoviários ou de transporte da esfera federal, estadual ou municipal. Mesmo nestas situações, o usuário recebe uma orientação sobre nome, endereço, telefone e/ou email do responsável pelos serviços sobre os quais deseja se informar.

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