Super banner
Super banner

Centro de Atenção Psicossocial é anunciado para agosto

Centro de Atenção Psicossocial é anunciado para agosto

O tão aguardado Centro de Atenção Psicossocial (Caps) já tem data de funcionamento prevista pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo Antonio Marcos Belo, até o fim de agosto Araxá terá o centro à disposição dos pacientes e a preparação para a implantação começou em 2009. A sede já foi alugada e o Caps vai funcionar na antiga Associação dos Aposentados e Pensionistas de Araxá, na rua Calimério Guimarães.

“Nós estamos trabalhando com o Caps na verdade desde maio do ano passado, treinando e recompondo a equipe, trouxemos psiquiatras, contratamos terapeutas ocupacionais e novos psicólogos e fizemos o seminário de saúde mental. Essas preparações são fundamentais para termos condições de implantar o Caps”, diz o secretário.

Segundo Antônio Belo, muitos municípios dão início ao Caps sem essa preparação, mas acabam não dando certo. “A responsabilidade é muito grande. Nós vamos recepcionar o paciente no Caps, que vai ser a casa dele, e ele vai passar o dia todo ali com ambiente familiar, com refeição, acompanhamentos médicos de toda uma equipe para que seja reintegrado à sua condição de vida normal”, afirma.

O secretário acrescenta que a intenção do município é dar mais tranquilidade às famílias dos pacientes. “A partir do momento em que ele passa o dia todo ali, ele volta para casa sem problemas, como hoje nós temos. De vez em quando há aquelas crises e a família entra e pavor. Quando tivermos o Caps funcionando vamos evitar internações e dar mais conforto à pessoa assistida”, conta.

Previsão de atendimento

A Secretaria Municipal de Saúde atende cerca de 70 pacientes, mas de acordo com Antônio Belo, assim que o Caps estiver funcionando Araxá também atenderá os municípios da microrregião.

Álcool e Drogas

Para o secretário de Saúde é necessário que tenha uma janela no Caps para tratamentos referentes a álcool e drogas. “No futuro queremos ter também o Caps Álcool e Drogas.”

Sede

O Caps vai funcionar na rua Calimério Guimarães, onde era a antiga sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Araxá. O local passará por reformas para receber os pacientes até o fim de agosto. Segundo Antônio Belo, não é o local ideal, mas vai atender bem a demanda até que a sede própria seja construída.

Notícias relacionadas