Centro de Educação Ambiental de Araxá completa 20 anos

Centro de Educação Ambiental de Araxá completa 20 anos

Em 22 de abril de 1990, o Centro de Educação Ambiental (CEA) abriu suas portas a funcionários e seus familiares, estudantes e professores da rede pública de Araxá.

Constitui-se em um espaço específico para a prática da educação ambiental, estruturado com a participação dos funcionários e destinado a multiplicar as possibilidades de relacionamento com a comunidade.

O Gerente de Qualidade e Meio Ambiente, Ricardo Manoel de Oliveira, contou que o CEA nasceu com o propósito de estimular o interesse das pessoas pelas questões ambientais.

“A proposta do CEA é desenvolver atividades educativas e culturais com empregados, escolas e comunidade araxaense para incentivar a busca do desenvolvimento com sustentabilidade” explica Ricardo Manoel.

Desde sua criação, tornou-se parâmetro para educadores ambientais e empresas de Minas Gerais. Também é paradigma para os órgãos públicos responsáveis pelas políticas de meio ambiente.

A partir de 1999, essas entidades passaram a condicionar o licenciamento ambiental de grandes e médias empresas ao desenvolvimento de projetos semelhantes.

Ricardo Manoel informa ainda que a sua amplitude ultrapassou os limites do Estado. Tornou-se referência nacional quando se fala em difusão da consciência ecológica. Caracteriza-se como um patrimônio da região, cuja importância cresce em paralelo à valorização das questões ambientais.

Lembra ainda que a unidade de Araxá foi a primeira empresa do setor de mineração de fosfato a implantar, em 1999, o Sistema de Gestão Ambiental, em conformidade com a ISO 14001.

O processo de internalização dos conceitos exigidos pela norma de certificação foi facilitado pela atuação do Centro de Educação Ambiental.
 
Já o instrutor de Educação Ambiental, Antônio Geraldo Alves Ribeiro, o Gerê, destaca que as bases conceituais com que atua são: sustentabilidade, planetaridade, cotidianidade e valores humanos estão presentes em todas as atividades.

Dentre elas, cita cursos de extensão em educação ambiental para alunos, visitas orientadas e monitorias ambientais, colônia de férias ecológica para filhos de funcionários e apoio a ações de caráter ambiental que partem da comunidade, por meio da realização de oficinas e palestras nos bairros de Araxá.

O Centro de Educação Ambiental dispõe 22 mil m² de área na qual está uma ampla infraestrutura com bosque, pomar, serpentário, estufa, ilhas de vegetação regional, plantas medicinais e hortaliças, biblioteca, videoteca, recursos audiovisuais e galpão para oficinas.

Notícias relacionadas