Super banner
Super banner

Centro Educativo Louis Braille precisa de doações

Centro Educativo Louis Braille precisa de doações

O Centro Educativo Louis Braille (Celb) trabalha atualmente com 35 alunos de Araxá e região com deficiência visual. Os alunos fazem aulas gratuitas na instituição, que tem convênio com a prefeitura, mas necessita de doações para complementar algumas atividades que não são realizadas por causa de gastos limitados.

A coordenadora do Celb, Luzia Márcia Vieira, chama a atenção para a necessidade das pessoas se sensibilizarem e contribuirem com as instituições da cidade. “Não podem ficar só esperando a gente pedir. É importante procurar, conhecer o que a gente tem na cidade.”

Luzia afirma que existem carências, como o atendimento de médicos, psicólogos e outros especialistas voluntários. “Queria que as pessoas pensassem nisso, arregaçassem as mangas e procurassem nos conhecer”, afirma.

De acordo com ela, a prefeitura é responsável pelo lanche oferecido na escola, transporte dos alunos e salário dos professores.

Os interessados em ajudar a instituição podem buscar um carnê na sede do Celb, que fica na rua Joaquim Antônio Dutra, 720, Centro, e contribuir com a quantia que puder. Além do carnê, em algumas lojas há um cofre com a logomarca do Celb em que a população também pode depositar sua contribuição.

Conheça o trabalho desenvolvido

A instituição faz entrevistas, avaliações, encaminhamentos para o serviço de saúde pública, trabalha com famílias através de direcionamento e esclarecimento de dúvidas. As crianças são habilitadas em atividades de vida diária, como cuidados com a higiene, alimentação, vestiário e aprendizado, visando autonomia e independência.

O Celb trabalha também com orientação sensorial, em que o aluno é estimulado para desenvolver a coordenação motora, percepção dos sons, habilidades com o tato dentre outros, além dos ensinamentos do método Braille. A instituição também capacita os professores de escolas públicas e privadas, quando há interesse. Também são realizadas aulas de informática especializada, arte, culinária, artesanato, violão, teclado, coral e clube de leitura.

Notícias relacionadas