Super banner
Super banner

Chega o período da seca, e queimadas afetam Araxá

Chega o período da seca, e queimadas afetam Araxá

O 5º Pelotão de Corpo de Bombeiros Militar de Araxá tem registrado atualmente um grande número de ocorrências de incêndio no município. Como em todo ano, o início do período de seca significa um aumento considerável no trabalho realizado pelos militares. O número de focos de queimadas já é grande, mas o período de maior perigo é de julho a outubro, quando a vegetação fica mais seca em função das geadas e da estiagem.

Além de serem criminosas, as queimadas são a causa de muitos males, a começar pelos problemas de saúde. O fato de elas coincidirem com a época mais seca do ano agrava as doenças respiratórias e de pele. Quem for flagrado ateando fogo poderá ser enquadrado na Lei de Crimes Ambientais. Queimada é crime contra o meio ambiente por causar poluição à natureza em níveis que resultam danos à saúde humana.

O autor pode ser enquadrado no artigo 250 do Código Penal e ser punido com a reclusão de 3 a 6 anos, além de multa. As queimadas acontecem devido às condições climáticas (estiagem), questões culturais e sociais. As principais consequências são incêndios, acidentes de trânsito, danos na rede elétrica, poluição do ar e destruição do meio ambiente e doenças cardiorrespiratórias.

O 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Araxá aponta que em todo o período de seca a história se repete e os números de ocorrências atendidas aumentam consideravelmente.

“A principal causa é sempre derivada da ação do homem. Os lotes vagos, na região urbana, geralmente estão sujos e isto facilita a queimada. O principal problema é que, devido ao grande número de ocorrências de queimadas, o Corpo de Bombeiros de Araxá não consegue atender todas as chamadas. Por isso, trabalhamos de acordo com uma escala de prioridade, atendendo em um primeiro momento as ocorrências que trazem um risco imediato à vida e secundariamente as de menor porte”, explica o tenente Vinícius Calçado.

De acordo com ele, a única maneira de evitar o incêndio é agir com responsabilidade. “A melhor forma de prevenção é a população se conscientizar e não deixar lotes sujos e não brincar com fogo em locais onde há risco de queimadas. As pessoas devem ficar atentas para esse período de seca e evitar queimadas”, acrescenta Calçado.

Viatura recuperada

Segundo o tenente, o problema de falta de veículo de combate a incêndio já foi solucionado. “Há cerca de 15 dias tivemos um problema com o nosso caminhão que é o nosso principal veículo para combate a incêndio. Temos também um carro reserva, mas ele também apresentou um problema mecânico e ficamos praticamente sem caminhões para atender as ocorrências. Mas, o nosso principal caminhão já foi consertado e a partir desta semana está disponível para o pelotão. O caminhão reserva vai necessitar um pouco mais de tempo para ser recuperado”, afirma.

Calçado afirma que somente um veículo de combate a incêndio prejudica o trabalho do Corpo de Bombeiros. “Nós contamos com o apoio dos militares de Uberaba quando temos problemas com os nossos veículos, mas nesta época do ano eles não conseguem nos atender devido ao grande número de ocorrências”, diz.

Notícias relacionadas