Super banner

Ciclo de Debates em Ibiá discute violência no trânsito no Alto Paranaíba

Ciclo de Debates em Ibiá discute violência no trânsito no Alto Paranaíba

Ciclo de Debates / Foto: Divulgação

Da Redação/Raphael Rios/Com Ascom – A Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou o 7º Ciclo de Debates “Siga Vivo: pelo fim da violência no trânsito”, promovido em Ibiá, para buscar soluções e analisar a realidade das estradas que cortam a região e na área urbana das 32 cidades do Alto Paranaíba. O evento teve a coordenação do deputado Bosco (PTdoB).

Com a presença de mais de 200 pessoas e participação maciça de jovens estudantes, a terça-feira (26) foi intensa. Os palestrantes destacaram o aumento do número de ocorrências envolvendo condutores com pouca experiência, principalmente nas rodovias federais da região, em especial a BR-262.

Bosco, que preside a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, diretamente envolvida na realização do ciclo -, ressaltou a importância da realização do Siga Vivo no município, uma vez que se localiza no trecho da BR-262 que apresenta o maior índice de acidentes com vítimas.

“Só no ano passado, entre Luz e Araxá, tivemos 600 acidentes, com 40 mortes. E isso são só as vítimas falecidas no local, os dados nem consideram as que morreram em hospitais depois. Então, sabemos que a violência no trânsito tem sido preocupante”.

Após as palestras e paineis de profissionais e especialistas, foram registradas algumas sugestões para solucionar os problemas dos acidentes de trânsito, dentre elas, a execução de obras para a modernização das vias da cidade, com alargamento de ruas muito estreitas para a atual necessidade de circulação dos carros, e a construção de lombadas de redução de velocidade nas portas das escolas.

Segundo a coordenadora de Educação de Trânsito do Detran, Maria Cecília Lopes de Abreu, é preciso criar políticas públicas para educar e conscientizar motoristas mais velhos, e a longo prazo, implantar a educação sobre o trânsito na grade curricular escolar para levar informações durante a formação das crianças e adolescentes.

Minas Gerais está entre os Estados com o maior índice de acidentes e a situação vem se agravando. Em 2010, 1.056 pessoas morreram no trânsito em Minas, já em 2011 houve um aumento de 20,27%, com 1.270 mortes.

Os próximos Ciclos de Debates serão realizados no dia 28, em Divinópolis, e em Belo Horizonte, no dia 5 de julho.

Notícias relacionadas