CIMTB Levorin movimenta turismo, economia e educação em Araxá

CIMTB Levorin movimenta turismo, economia e educação em Araxá

Há 13 anos a etapa de Araxá da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike muda o clima da cidade. Quem mora no local já aguarda a realização do evento que é considerado o maior do município e que este ano acontece entre os dias 4 e 6 de março. Além de movimentar o lado esportivo da cidade, a competição estimula ainda o lado econômico, turístico e a educação, com o Concurso de Redação e Desenho Audax, que em 2016 tem como tema “A História da Bicicleta em Araxá”.

De acordo com a coordenadora de projetos da Secretaria de Educação, Selma Maria de Oliveira, unir o esporte com a educação é uma forma de fazer com que crianças e adolescentes se identifiquem com o tema. “A escolaridade vai além das questões disciplinares, mas com a aplicação do conteúdo no cotidiano, o aluno vai perceber de forma prazerosa os benefícios que o esporte traz para a vida dele paralelamente às competências e habilidades, melhorando a fluência da escrita, leitura, e o interesse em pesquisar. Nesse sentido, o projeto vem pra somar já que o tema é muito interessante, sendo que é um esporte que eles se identificam e está no cotidiano e vida deles”, explicou.

O lado turístico da cidade também tem um aumento na época do evento, fazendo com que todos os hotéis fiquem com 100% de ocupação. “A CIMTB Levorin é hoje, sem sombra de dúvidas, o maior evento que temos anualmente em Araxá. Faltando quase dois meses para o evento, o hotel que gerencio estava com 98% de reservas fechadas. Além disso, tem a mídia que em qualquer parte do mundo que você acessar o site do evento, tem uma foto de Araxá. A cidade ganha muito com esse evento”, disse o presidente do Araxá Convention & Visitors Bureau, Eduardo Boaventura Tannús.

Para a secretária especial de turismo, Régia Côrtes, a CIMTB Levorin coloca a cidade em roteiros turísticos e esportivos. “É extremamente importante pois movimenta toda parte turística da cidade e consequentemente a economia. Além da infinidade de mídia que temos e do incentivo ao esporte. Há ainda a questão da organização, que é muito dedicada e que todo ano sai de Araxá já deixando agendado para o próximo ano”, disse.

O prefeito da cidade, Aracely de Paula, reforça o apoio da Prefeitura. “Nós queremos cada vez mais incentivar a prática do esporte especializado e sabemos da força da CIMTB Levorin neste grande objetivo. Parabéns aos organizadores do evento que acreditam que através do esporte podemos formar cidadãos. É um evento que movimenta a economia local e, por isso, estamos em parceria com a CIMTB Levorin “, destaca o prefeito Aracely de Paula.

Segundo o organizador da CIMTB Levorin Rogério Bernardes, fazer parte desse processo de crescimento turístico de Araxá é um privilégio. “A maneira carinhosa e amiga como somos recebidos por todos em Araxá nos motiva a fazer um evento melhor a cada ano. E o que nos deixa mais felizes é que a etapa de Araxá está cada vez mais respeitada por atletas e equipes por todo mundo”, afirma.

A etapa de Araxá é a competição que tem a maior pontuação dentre as três etapas e tem classificação Stage Race Hors Class (SHC) pela União Ciclística Internacional (UCI), fazendo com que ela esteja entre as quatro maiores provas do mundo.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário: