Super banner

Circuito CBMM de Cultura traz Sempre Um Papo com Mary Del Priore

Circuito CBMM de Cultura traz Sempre Um Papo com Mary Del Priore

A historiadora Mary Del Priore abriu a programação do Sempre um Papo 2010 em Araxá, em parceria com o Circuito CBMM de Cultura. Ela apresentou palestra sobre o tema “Olhando a História pelo Buraco da Fechadura: Grandes Personagens”, nesta segunda-feira (26), às 19h30, no Centro de Convivência do Uniaraxá – a entrada foi franca.

No evento, a vida e os fatos de personalidades importantes da história do Brasil foram debatidos e analisados, numa ação de resgate do contexto sociopolítico e cultural do Brasil República. A vida do Príncipe Maldito, da Condessa de Barral e de Dilermando de Assis estarão em foco no bate-papo.

De acordo com Mary, as biografias históricas têm o dom de abrir uma janela para o passado por meio de um indivíduo. “Os três personagens focados nos levam numa viagem repleta de detalhes sobre suas vidas e sobre a história do Brasil. Enredos que envolvem paixões, traições e mortes, mas também amizade e dever”, afirma.

“(Os personagens) Levam o leitor para os tempos da Corte Imperial e os primeiros anos da República, desvelando a intimidade dos personagens. Das ruas das cidades às alcovas, dos salões aos campos de batalha. Suas vidas privadas e públicas se iluminam mutuamente trazendo a tona não mitos, mas gente de carne e osso como nós”, acrescenta a historiadora.

Os personagens

Condessa de Barral

Condessa de Barral ou Luísa Margarida Portugal e Barros, manteve durante 30 anos um relacionamento lendário com o Imperador do Brasil, D.Pedro II, ocupante do trono brasileiro entre 1840 e 1889. Nessa época, é sabido que a maioria das mulheres vivia como mera sombra dos homens. Barral, no entanto, sempre deu de ombros para esta regra – e para muitas outras.

Seu pai prometeu sua mão para um amigo de infância, mas ela ignorou o acordo e se casou com o homem que escolheu. Mais tarde, quando se deparou com o grande amor da sua vida, D Pedro II, continuou a surpreender a todos. Mesmo casada, estabeleceu um relacionamento de décadas com o monarca.

Dilermando Cândido de Assis

Militar brasileiro, ficou conhecido pela trágica relação amorosa com a mulher de Euclides da Cunha, que resultou no assassinato do escritor. Sabendo da traição da sua esposa, Anna Emilia Ribeiro, Euclides invadiu a residência de Dilermando aos gritos de “matar ou morrer”. Após ser atingido na virilha e no peito, o traidor dispara um tiro certeiro contra aquele que é considerado um dos maiores literatos do Brasil.

“O Príncipe Maldito” é título da obra de Mary Del Priori, uma biografia de Pedro Augusto, herdeiro da família imperial escolhido para suceder o avô Dom Pedro II. Até aos 11 anos, foi tratado na Corte, no colégio Pedro II e por toda parte, como futuro herdeiro.

Mas em 1875 nasce o príncipe do Grão Pará. Depois de dez anos e muitas tentativas, a princesa Isabel deu à luz a um outro Pedro. A sucessão estava garantida. Porém, iniciava-se ali a tragédia pessoal de Pedro Augusto, personagem fascinante e até então obscuro.

Sobre a historiado

Mary Del Priore é autora de mais de vinte livros sobre a História do Brasil, entre eles “A Condessa de Barral”, “O Príncipe Maldito”, “História das Mulheres no Brasil” e “História da Vida Privada”. Historiadora com pós-doutorado na França e sócio-honorária do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, foi duas vezes vencedora do Prêmio Casa Grande & Senzala.

Seu trabalho “O Príncipe Maldito” levou o prêmio de melhor livro de não-ficção da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Circuito CBMM de Cultura traz Sempre Um Papo com Mary Del Priore 1

Notícias relacionadas