Circuito cria oportunidades de negócios para pequenos produtores rurais de Minas Gerais

Circuito cria oportunidades de negócios para pequenos produtores rurais de Minas Gerais

Aquele queijo artesanal produzido em uma pequena fazenda mineira, o doce de goiaba elaborado por uma cooperativa familiar e outros produtos feitos por pequenos produtores poderão ganhar espaço nos supermercados em Minas Gerais.

É esse o objetivo do Circuito Mineiro de Compras Sociais, que acontece no dia 13 de setembro, na sede da Associação Mineira de Supermercados (Amis). O evento reúne em um mesmo espaço pequenos fornecedores e representantes de grandes redes supermercadistas, com objetivo de articular e gerar novos negócios.

O encontro, realizado pela Amis, é inédito e conta com o apoio do Governo de Minas Gerais, que idealizou o projeto por meio do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas (Fopemimpe), da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Sedif).

O órgão também realiza a seleção dos fornecedores que irão participar do circuito em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (Seda) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

“O produtor precisar saber como vender para um grande supermercado e também precisa ter essa oportunidade. Queremos, cada vez mais, ver produtos regionais de pequenos fornecedores, principalmente familiares, nas gôndolas das grandes redes”, diz o secretário da Sedif, Fábio Cherem.

Para ampliar os negócios entre pequenos produtores e representantes das grandes redes de supermercado, serão realizadas capacitações, workshops, palestras e mesas de debate. Haverá ainda um espaço exclusivo para exposição e degustação dos produtos, como queijos, doces, cosméticos e sorvetes.

“Levar produtos feitos em agroindústrias familiares para as grandes redes fortalece toda a cadeia produtiva. Não é apenas mais uma opção de compra para supermercadistas de todos os portes, mas também para o consumidor”, destacou o superintendente da Amis, Antônio Claret Nametala.

Contato

Os interessados em participar do encontro na sede da Amis (Rua Platina 33, bairro Prado, Belo Horizonte) devem entrar em contato com a Associação e se cadastrar até o dia 11 de setembro. O telefone é (31) 2122-0546. Ao todo, podem participar cerca de 100 produtores/fornecedores.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário: