Super banner

Circuito Tela Verde é a grande novidade da Semana do Meio Ambiente deste ano

Circuito Tela Verde é a grande novidade da Semana do Meio Ambiente deste ano

A Semana do Meio Ambiente em Araxá foi aberta na manhã de hoje (5) com a apresentação da reestruturação da coleta seletiva e estreia do Circuito Tela Verde, na Sala Verde “João César Eugênio de Bôscoli Rios”. Plantio de mudas, palestras, mutirão de limpeza, oficinas de artes e ambientais, gincanas e visitas orientadas são as atrações da programação que contam com a participação de empresas parceiras e comunidade.  As atividades acontecem até a próxima quarta-feira (10).

A gestora Urbana e de Planejamento Ambiental da Sala Verde, Bianca Rosa de Mesquita Mucci, destaca o Circuito Tela Verde como uma das principais atrações da Semana do Meio Ambiente.

“É um projeto do Ministério do Meio Ambiente que está sendo exibido no Brasil inteiro. São curtas-metragens que focam a questão ambiental, como as comunidades podem interferir no processo de gestão ambiental pública e os impactos que acontecem nessas comunidades. Logo depois é promovido um debate com o público envolvido”, destaca a gestora.  Ela acrescenta que o Circuito Tela Verde acontece durante todo o mês de junho na Sala Verde e também será exibido nas escolas.

Em relação à reestruturação da coleta seletiva na cidade, Bianca diz que a atual administração da prefeitura elaborou um novo roteiro que abrange praticamente 90% da cidade.

“O reflexo já é positivo porque aumentou a arrecadação de materiais recicláveis e a geração de emprego para cooperativas e associações que participam da coleta seletiva (Reciclara, Cooperare e Foco Ambiental). É um ganho social e ambiental muito grande para Araxá e isso faz com que o aterro sanitário tenha uma vida útil maior”, ressalta Bianca.

A gestora também destaca as atividades culturais que acontecem durante as comemorações. “Neste sábado (6), o pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) vai receber oficinas de artes, recreação e uma atração internacional de malabares pelo inglês Alan Blim. É uma forma de sensibilizar a população para que volte seus olhares para a questão ambiental e faça ações práticas e efetivas em prol do meio ambiente.”

Clique aqui para conferir a programação da Semana do Meio Ambiente.

Notícias relacionadas