Super banner
Super banner

Classe médica pode deixar de atender na rede pública

Classe médica pode deixar de atender na rede pública

Os médicos que prestam atendimento público em Araxá já admitem a possibilidade de afastamento da rede municipal de saúde na semana que vem. Eles aguardam a autorização do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG) para que a decisão seja tomada. A situação será analisada e aconselhada por uma comissão da entidade que vem a Araxá na próxima quinta-feira (21). Em decisões particulares, nove médicos já não atendem mais na rede pública.

A classe médica e a prefeitura tentam um acordo desde janeiro, quando Jeová Moreira da Costa assumiu a administração, mas as negociações esbarram nas questões de carga horária e salário. Em entrevista concedida ao Diário de Araxá no último dia 15 de abril, o secretário municipal de Saúde, Antônio Marcos Belo, anunciou que as negociações estavam fechadas, mas o bônus não foi pago e o salário fixo teve redução, causando revolta dos médicos este mês.

“Já tentamos negociar várias vezes, mas nunca se chega num consenso. Conversamos com o secretário de Saúde, com o prefeito, mas não se resolve nada. Recentemente, aceitamos o bônus em relação ao salário, mas mais uma vez a administração não cumpriu o que foi acordado e pagou um salário ainda menor. Teve médico que recebeu R$ 380 pelo mês trabalhado, isto de salário fixo. Isso causou uma revolta muito grande na classe”, afirma o delegado do CRM-MG em Araxá, o ortopedista Sidney Gonçalves Ramos.

Ele diz que a classe médica está unida e qualquer decisão será tomada em conjunto. “Claro que cada médico decide o que é melhor para ele, mas a classe está unida. Estamos apenas esperando a visita da comissão do CRM/MG na próxima semana para nos orientarmos o que é legal, o que pode ser feito, como deve ser feito e quais são os mecanismos de proteção para tomarmos uma atitude dessas.”

Se o afastamento coletivo acontecer, Sidney assegura não faltarão médicos nos atendimentos de urgência e emergência. “Não vamos deixar o atendimento em segundo plano. Aconteceram alguns casos nos ambulatórios esta semana que foi negado atendimento, mas foi uma atitude de revolta devido à notícia absurda dos salários pagos. Mas vamos esperar a autorização do conselho para tomar uma ação em conjunto.”

Notícias relacionadas