Super banner

Colégio Dom Bosco de Araxá realiza mesa redonda sobre sustentabilidade ambiental

Colégio Dom Bosco de Araxá realiza mesa redonda sobre sustentabilidade ambiental

Foi realizada no auditório do Colégio Salesiano Dom Bosco de Araxá mais uma ação do Projeto Somos da Cor. O projeto em tela é atinente à lei 10.639/03 que prioriza ações relacionadas à construção e valorização dos visos culturais dos afrodescendentes numa perspectiva dialógica.

Além da preocupação com a formação das várias consciências e discursos, de se ater às discussões e consolidação dos discursos atinentes à culturalidade negra e indígena, houve uma ampliação dialógica do Projeto Somos da Cor a fim de proporcionar ao discente abrangência e multiplicidade.

O mundo contemporâneo exige de todos nós uma postura atitudinal referente ao meio ambiente e a sua conscientização. O Núcleo de Ciências Humanas do colégio organizou no dia 10 de agosto de 2016 a Mesa Redonda “Cuidando da Casa Comum”. Essa atividade teve como base a “encíclica Laudato Si (Louvado Seja)” que é um importante documento papal disseminado ao mundo num discurso ecumênico de preservação, conscientização e tomada de políticas públicas referentes ao tema em realce.

Lançada no dia 18 de julho do ano de 2015 pelo Papa Francisco, essa missiva é um referencial numa postura que convencionou chamar-se de ecosofia, ou seja, o estudo da ecologia tendo como base o pensamento transformador. A união entre ciência e religiosidade é a tônica dessa carta. Devido à importância e premência do tema, as ações relativas ao ecossistema devem ser repensadas para que minimizemos os impactos de poluição e desmatamento ao planeta Terra.

O Colégio Salesiano Dom Bosco busca parcerias com outras escolas de Araxá e região para o fortalecimento de uma mentalidade de cooperativismo e construção pragmática dos saberes acadêmicos tendo como fundamento a discussão de assuntos de interesse geral balizados por uma postura transcendental.

Vários temas compuseram a mesa discursiva, tais como: Laudato si, planejamento urbano, campanha da fraternidade (Cuidando da Casa Comum), água e esgoto em Araxá, saneamento básico e coleta seletiva. A atividade contou com participações de vários profissionais que deram um tom técnico à mesa redonda. Dentre eles: Dailson Aguiar (Copasa), Sebastião Donizete (Prefeitura municipal – Secretaria de Obras) e Belmiro França (Aterro Sanitário).

Houve também a participação magna das escolas Vasco Santos e Auxiliadora Paiva, sendo representadas pelos alunos Weverton e Celine. Pelo colégio representaram os estudantes Dener Afonso, Jaqueline Dias, Ana Luiza, Raquel Cunha e Lara Gifonni. A pastoral salesiana foi composta pelo padre João Carlos André e Terezinha Duarte.

Por acreditar que a construção do conhecimento seja imbricada à realidade, o Colégio Salesiano Dom Bosco de Araxá promove ações como essa porque forjam o novo cidadão consciente de seus direitos e deveres. As múltiplas consciências devem ser congruentes num mesmo objetivo: a formação globalizante dos nossos estudantes e parceiros.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *