Super banner

Começam as inscrições para programa de financiamento estudantil

Começam as inscrições para programa de financiamento estudantil

Interessados em aderir ao Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies) podem se inscrever a partir de hoje (29) no programa. O Fies financia até 100% das mensalidades de alunos de cursos universitários em instituições particulares. O prazo para adesão vai até 19 de outubro.

Para se candidatar ao processo de seleção, o interessado precisa preencher uma ficha de inscrição disponível no site da Caixa, imprimir o protocolo e entregá-lo à instituição de ensino superior em que estuda. Na página, o aluno deve fazer a simulação do financiamento para verificar o valor das prestações que serão cobradas.

Podem se candidatar alunos regularmente matriculados em cursos de graduação particulares, oferecidos por instituições que tenham aderido ao Fies. A lista das faculdades participantes está disponível na página do programa na internet.

Ao longo da graduação, o estudante se compromete a pagar uma taxa de até R$ 50 a cada três meses. Após a formatura, o ex-aluno tem um período de carência de seis meses e em seguida começa o pagamento das prestações.

Recentemente o Ministério da Educação anunciou mudanças nas regras do financiamento, entre elas, a ampliação do prazo para o pagamento da dívida, que agora é de até duas vezes o tempo do financiamento.

A taxa de juros do Fies é fixa: de 3,5% ao ano para os cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e tecnológicos e de 6,5% ao ano para as demais graduações. Estudantes que recebem bolsa parcial do Programa Universidade para Todos (Prouni) também podem financiar o restante da mensalidade pelo Fies. O resultado do processo seletivo será divulgado em 3 de novembro.

Notícias relacionadas