Super banner
Super banner

Comendador e prefeito relembram participação de Araxá na construção de Brasília

Comendador e prefeito relembram participação de Araxá na construção de Brasília

A construção do Catetinho, residência oficial provisória do então presidente da República, Juscelino Kubitschek (JK), durante a construção de Brasília, teve participação direta de Araxá através de operários da empresa Fertiza, que era da cidade. O momento foi relembrado durante encontro do comendador do Centro de Integração Cultural e Empresarial de São Paulo (Cicesp), Regino Barros, com o prefeito Jeová Moreira da Costa e equipe, na sala de reuniões do Gabinete. A entidade promove a premiação Comenda Juscelino Kubistchek, que acontece em setembro, no Tauá Grande Hotel.

Segundo relatos de araxaenses e de passagens do livro “A Construção do Catetinho”, de autoria do araxaense Ahilton Guimarães, a residência foi construída para que Juscelino ficasse durante suas constantes idas às obras da futura capital do país.

Até então, o presidente dormia em barracas do Exército que eram destinadas aos generais. A participação de Araxá nos primeiros passos da construção de Brasília será relembrada durante a Comenda Juscelino Kubistchek como o principal elo entre Araxá e a capital do país, o que justificou a transferência da entrega da comenda para a cidade, com a presença de empresários e autoridades nacionais e internacionais.

Ainda durante a reunião, foram apresentadas pelo comendador as Joias de JK cravejadas em pedras preciosas que serão entregues aos homenageados.

“A administração municipal fez questão de apoiar a realização do evento, pois será mais uma realização que levará a imagem de Araxá a todo o país e até mesmo ao exterior. Queremos realizar em nossa cidade eventos que possam divulgar nosso turismo para que pessoas do mundo inteiro venham nos visitar, gerando divisas, trabalho e renda para nossa gente. E esse será, sem dúvida, um evento que vai marcar época”, destaca Jeová.

Notícias relacionadas