Super banner

Comerciantes sinalizam para calçadão com passagens de veículos

Comerciantes sinalizam para calçadão com passagens de veículos

Comerciantes e lojistas da rua Presidente Olegário Maciel estiveram reunidos com o prefeito Jeová Moreira da Costa e a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, para debaterem sobre o projeto de revitalização do Centro nesta semana.

Os empresários manifestaram o desejo para que seja implantado na via um calçadão com rua reduzida e sem estacionamentos, o que permite a passagem de um único automóvel. A administração municipal vai realizar novas reuniões com os empresários e apresentar um estudo que comprove as vantagens econômicas para um calçadão sem passagem de veículos e, consequentemente, proporcione maior fluxo de pessoas.

De acordo com o projeto do arquiteto Gustavo Penna, o primeiro quarteirão da Olegário Maciel deve-se integrar à avenida Antônio Carlos ao privilegiar o uso do pedestre. Com isso, exclui as poluições visuais ocasionadas pela fiação dos postes de iluminação e a intensa concentração de veículos.

“A via passa a servir o pedestre, com horários de carga e descarga para os estabelecimentos comerciais. Com o piso em pedra, não haverá diferenciação entre calçada e pista, sendo a circulação do pedestre livre. A fiação subterrânea faz-se fundamental para a qualidade visual do ambiente. Os novos postes atendem somente a iluminação pública que integram um conjunto de mobiliário urbano, formado por bancos e cachepots com árvores. Todo o desenho do mobiliário respeita a paginação do piso, cuja configuração é referenciada nos imóveis da via”, ilustrou o arquiteto no projeto.

A secretária Alda Sandra afirma que a decisão dos comerciantes será fundamental na escolha do projeto. “A nossa intenção era um calçadão sem a passagem de veículos, mas a decisão será dos empresários que serão os mais afetados. Nós sabemos que toda mudança requer antes uma preparação. Por isto estamos elaborando um estudo com os municípios onde houve a implantação de um calçadão em toda a via para demonstrar aos comerciantes as vantagens econômicas para eles e para a cidade. Dentro do que for necessário para incentivar o desenvolvimento econômico e turístico, nós vamos adequar o projeto. É extremamente importante a participação e opinião de todos.”

Segundo ela, mesmo que seja permitida a passagem de veículos na Olegário Maciel a mudança será grande. “Não teremos estacionamentos, somente área para carga e descarga. Além disso, o passeio será alargado e quase no mesmo nível que a via, portanto, não teremos uma grande movimentação de veículos no local. Será uma transformação urbanística importante. Não vamos impor nada, será uma decisão dos comerciantes. Se após o projeto implantado a gente perceber que a escolha não foi a certa, nós poderemos transformar a via em um calçadão sem a passagem de veículos. Uma mudança que vai pode acontecer naturalmente, sem um custo elevado”, ressalta Alda Sandra.

De acordo com a secretária, a questão ainda não está definida. “Teremos mais reuniões antes de decidir qual a melhor opção. A discussão deve ser ampla para que escolha seja a melhor para Araxá”, acrescenta.

Notícias relacionadas