Super banner

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari oferece curso em Araxá

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari oferece curso em Araxá

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari oferece curso em Araxá 1

No dia 6 de agosto, em Araxá, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) realizará o 3º Seminário Técnico de Águas Subterrâneas. O evento é gratuito e terá três palestras e uma mesa redonda.

Como extensão do Seminário, haverá, ainda, um curso de Introdução aos Cálculos Hidrogeológicos, também em Araxá nos dias 7, 8 e 9 de agosto.  O objetivo do evento é capacitar e difundir informações a respeito de hidrogeologia.

O público previsto é de 70 pessoas, entre estudantes da área, e profissionais ligados ao agronegócio e indústria.

Programação:

6 de agosto

8h30 às 12h30 – Assembleia Geral Ordinária do CBH Araguari;

13h30 – Inscrições e entrega de material;

14h – Abertura do Seminário Técnico de Águas Subterrâneas;

14h30 – Palestra 1: “Monitoramentos, mapeamentos e modelagens de águas subterrâneas: estudos de caso do Alto Paranaíba” – com Marcus Vinicios Andrade Silva ;

15h10 – Palestra 2: “Webgis aplicado a gestão de águas subterrâneas – exemplos práticos” – com Luiz Gustavo Moraes de Macedo;

15h50 – Palestra 3: “Traçadores e técnicas isotópicas em hidrologia subterrânea: exemplo de quantificação de recarga em Araguari” – com Paulo Sérgio Pelógia Minardi;

16h30 – Coffee Break;

17h – Mesa redonda: Resolução Conjunta Semad/IGAM n° 2.249 – Foco da discussão na Hidrometria de Poços Tubulares;

18h40 – Encerramento.

7 a 9 de agosto

Curso Introdução aos cálculos Hidrogeológicos – com Zoltan Romero Cavalcante Rodrigues.

Todos os dias – 8 às 12h e 13h30 às 17h30 (com coffee break nos dois períodos).

Local

Assembleia Geral Ordinária – auditório Uniaraxá (Av. Min. Olavo Drummond, 05 – São Geraldo, Araxá – MG, 38180-084).

Seminário de Técnico de Águas Subterrâneas – auditório Uniaraxá (Av. Min. Olavo Drummond, 05 – São Geraldo, Araxá – MG, 38180-084).

Curso Introdução aos cálculos hidrogeológicos – auditório Cefet (Av. Min. Olavo Drummond, 25 – São Geraldo, Araxá – MG, 38180-084).

Sobre os palestrantes

Marcus Vinicios Andrade Silva

Graduado em Engenharia Geológica pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), atualmente é Supervisor Corporativo de Hidrogeologia da Vale Fertilizantes S.A., onde é responsável pela supervisão e coordenação das atividades ligadas à hidrogeologia de médio e longo prazo. Foi professor de hidrogeologia do Cefet-MG, e atualmente é professor de Hidrogeologia Aplicada a Mineração do Krozai (Instituto de Aprimoramento Profissional), em paralelo as atividades profissionais coordena a Câmara Técnica de Outorga e Cobrança do CBH Araguari e desenvolve projetos científicos ligados à geologia e hidrogeologia de terrenos cársticos como sócio pesquisador do Instituto do Carste (www.institutodocarste.org.br/). É profissional associado da Abas (Associação Brasileira de Águas Subterrâneas) e da SBG (Sociedade Brasileira de Geologia). Tem experiência nas áreas de Geociências, com ênfase em Mineração, Geologia Ambiental, Hidrogeologia e Gerenciamento de Riscos Geológicos.

Luiz Gustavo Moraes de Macedo

Hidrogeólogo, analista em geoprocessamento e consultor ambiental. Especializado em Sistema Minero-metalúrgico com ênfase na produção de fertilizantes, área de atuação em Hidrogeologia (Univ. Fed. de Ouro Preto). Com habilidades em Mapeamento geológico, estudos hidrogeológicos, enquadramento ambiental e atividades processuais (Órgãos públicos estaduais e federais).

Paulo Sérgio Pelógia Minardi

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas, especialista em Técnicas Nucleares pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Hidrologia Subterrânea pela Universitat Politécnica de Catalunya. É tecnologista sênior da Comissão Nacional de Energia Nuclear, lotado no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear – Serviço de Meio-Ambiente e Técnicas Nucleares. Participou e coordenou projetos de cooperação técnica com a Agência Internacional de Energia Atômica. Atua profissionalmente e presta consultoria na área de Aplicação de Traçadores e de Técnicas Isotópicas em Hidrologia Subterrânea e de Superfície nos seguintes temas: gestão de recursos hídricos, proteção ambiental e atividades de mineração.

Zoltan Romero Cavalcante Rodrigues

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal da Bahia, especialização em Gestão de Recursos Hídricos e Mestrado em Geologia pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Geólogo (Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrogeologia e Gestão de Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: águas subterrâneas, cálculos hidrogeológicos e gerenciamento integrado das águas superficiais e subterrâneas.

Inscrições

A inscrição é gratuita e feita por meio do site http://www.cbharaguari.org.br/seminario-tecnico-de-aguas-subterraneas</p>

Notícias relacionadas