Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari oferece curso em Araxá

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari oferece curso em Araxá

No dia 6 de agosto, em Araxá, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) realizará o 3º Seminário Técnico de Águas Subterrâneas. O evento é gratuito e terá três palestras e uma mesa redonda.

Como extensão do Seminário, haverá, ainda, um curso de Introdução aos Cálculos Hidrogeológicos, também em Araxá nos dias 7, 8 e 9 de agosto.  O objetivo do evento é capacitar e difundir informações a respeito de hidrogeologia.

O público previsto é de 70 pessoas, entre estudantes da área, e profissionais ligados ao agronegócio e indústria.

Programação:

6 de agosto

8h30 às 12h30 – Assembleia Geral Ordinária do CBH Araguari;

13h30 – Inscrições e entrega de material;

14h – Abertura do Seminário Técnico de Águas Subterrâneas;

14h30 – Palestra 1: “Monitoramentos, mapeamentos e modelagens de águas subterrâneas: estudos de caso do Alto Paranaíba” – com Marcus Vinicios Andrade Silva ;

15h10 – Palestra 2: “Webgis aplicado a gestão de águas subterrâneas – exemplos práticos” – com Luiz Gustavo Moraes de Macedo;

15h50 – Palestra 3: “Traçadores e técnicas isotópicas em hidrologia subterrânea: exemplo de quantificação de recarga em Araguari” – com Paulo Sérgio Pelógia Minardi;

16h30 – Coffee Break;

17h – Mesa redonda: Resolução Conjunta Semad/IGAM n° 2.249 – Foco da discussão na Hidrometria de Poços Tubulares;

18h40 – Encerramento.

7 a 9 de agosto

Curso Introdução aos cálculos Hidrogeológicos – com Zoltan Romero Cavalcante Rodrigues.

Todos os dias – 8 às 12h e 13h30 às 17h30 (com coffee break nos dois períodos).

Local

Assembleia Geral Ordinária – auditório Uniaraxá (Av. Min. Olavo Drummond, 05 – São Geraldo, Araxá – MG, 38180-084).

Seminário de Técnico de Águas Subterrâneas – auditório Uniaraxá (Av. Min. Olavo Drummond, 05 – São Geraldo, Araxá – MG, 38180-084).

Curso Introdução aos cálculos hidrogeológicos – auditório Cefet (Av. Min. Olavo Drummond, 25 – São Geraldo, Araxá – MG, 38180-084).

Sobre os palestrantes

Marcus Vinicios Andrade Silva

Graduado em Engenharia Geológica pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), atualmente é Supervisor Corporativo de Hidrogeologia da Vale Fertilizantes S.A., onde é responsável pela supervisão e coordenação das atividades ligadas à hidrogeologia de médio e longo prazo. Foi professor de hidrogeologia do Cefet-MG, e atualmente é professor de Hidrogeologia Aplicada a Mineração do Krozai (Instituto de Aprimoramento Profissional), em paralelo as atividades profissionais coordena a Câmara Técnica de Outorga e Cobrança do CBH Araguari e desenvolve projetos científicos ligados à geologia e hidrogeologia de terrenos cársticos como sócio pesquisador do Instituto do Carste (www.institutodocarste.org.br/). É profissional associado da Abas (Associação Brasileira de Águas Subterrâneas) e da SBG (Sociedade Brasileira de Geologia). Tem experiência nas áreas de Geociências, com ênfase em Mineração, Geologia Ambiental, Hidrogeologia e Gerenciamento de Riscos Geológicos.

Luiz Gustavo Moraes de Macedo

Hidrogeólogo, analista em geoprocessamento e consultor ambiental. Especializado em Sistema Minero-metalúrgico com ênfase na produção de fertilizantes, área de atuação em Hidrogeologia (Univ. Fed. de Ouro Preto). Com habilidades em Mapeamento geológico, estudos hidrogeológicos, enquadramento ambiental e atividades processuais (Órgãos públicos estaduais e federais).

Paulo Sérgio Pelógia Minardi

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas, especialista em Técnicas Nucleares pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Hidrologia Subterrânea pela Universitat Politécnica de Catalunya. É tecnologista sênior da Comissão Nacional de Energia Nuclear, lotado no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear – Serviço de Meio-Ambiente e Técnicas Nucleares. Participou e coordenou projetos de cooperação técnica com a Agência Internacional de Energia Atômica. Atua profissionalmente e presta consultoria na área de Aplicação de Traçadores e de Técnicas Isotópicas em Hidrologia Subterrânea e de Superfície nos seguintes temas: gestão de recursos hídricos, proteção ambiental e atividades de mineração.

Zoltan Romero Cavalcante Rodrigues

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal da Bahia, especialização em Gestão de Recursos Hídricos e Mestrado em Geologia pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Geólogo (Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrogeologia e Gestão de Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: águas subterrâneas, cálculos hidrogeológicos e gerenciamento integrado das águas superficiais e subterrâneas.

Inscrições

A inscrição é gratuita e feita por meio do site http://www.cbharaguari.org.br/seminario-tecnico-de-aguas-subterraneas</p>

Notícias relacionadas