Super banner

Comitiva de vereadores visita Estação de Tratamento de Esgoto da Copasa

Comitiva de vereadores visita Estação de Tratamento de Esgoto da Copasa

Comitiva de vereadores visita Estação de Tratamento de Esgoto da Copasa 1

A Câmara Municipal de Araxá realizou uma visita técnica a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Copasa em Araxá, nesta semana. A comitiva composta pelos vereadores Eustáquio José Pereira (autor da proposição), José Maria Lemos Júnior, Fabiano Santos Cunha e Alexandre Carneiro de Paula foi recepcionada pelo gerente do Distrito do Alto Paranaíba Geraldo Magela Mendes, pelo encarregado de Sistema Gilberto Faria e pelo técnico de Tratamento e responsável pela operação da ETE, Daílson José Aguiar.

Inicialmente a comitiva, guiada pelo gerente do Distrito do Alto Paranaíba conheceu o tratamento primário que capta 90% do esgoto de Araxá. A usina que tem capacidade para operar até 115 litros por segundo é a responsável por fazer a retirada do lixo mais grosso que, posteriormente é encaminhado para a ETE Central.

Na sequência os vereadores conheceram, passo a passo, todo o trabalho que é desenvolvimento da Estação de Tratamento de Esgoto Central de Araxá. Inaugurada em 2012 a ETE Central tem capacidade para operar até 171 litros por segundo. Atualmente ela opera com 110 litros por segundo.

De acordo com Daílson José Aguiar, Araxá conta atualmente com sete Estações de Tratamento. São elas: ETE Central, Distrito Industrial, Boa Vista, Camuá, Universitária, Barreirinho e Barreiro.

Após toda explanação técnica, os vereadores foram até o Ribeirão Grande e verificaram in-loco, o esgoto que, depois de todo o processo de tratamento, é despejado no córrego. Na oportunidade o gerente do Distrito do Alto Paranaíba, Geraldo Magela Mendes afirmou que a Copasa trata 100% do esgoto que é recolhido pela empresa em Araxá. Ele explicou que alguns locais onde não tem ligação de rede de esgoto é porque trata-se de área invadida e que a empresa não tem responsabilidade sobre este tipo de situação.

Os vereadores também tiveram a oportunidade de conhecer o laboratório regional onde são processadas todas as analises de água e do esgoto tratado em Araxá e da qualidade das águas nas cidades que compõe a microrregião de Araxá.

Câmara Municipal

Em nome da Câmara Municipal o vereador Eustáquio Pereira agradeceu a empresa pela receptividade e em especial aos técnicos e funcionários que acompanharam a comitiva do Poder Legislativo e prestaram todos os esclarecimentos necessários. “Foi uma visita muito positiva para nós vereadores, pois assim tivemos a oportunidade de fazer vários questionamentos e também de conhecer melhor o processo que é executado pela empresa em nossa cidade”, disse.

Notícias relacionadas