Super banner

Comitiva internacional esteve em Portugal em busca de parcerias

Comitiva internacional esteve em Portugal em busca de parcerias

Missão araxaense em Portugal

A comitiva da missão internacional liderada pelo prefeito Jeová Moreira da Costa esteve reunida com o ponto de contato nacional para as infraestruturas de investigação da Fundação de Desenvolvimento de Portugal, Ricardo Mirraes. O objetivo foi encontrar as possíveis linhas de trabalho conjunto e definir por onde começar as parcerias. “Eu penso que não podemos deixar escapar essa oportunidade que hoje existe de tirar partido dessa união da língua, que ainda é um valor muito importante para ambas as partes”, destaca Ricardo.

Ele afirma que neste momento é muito importante para os dois países – Portugal e Brasil – aproximarem a sua capacidade e agenda de investigação científica e tecnológica, com o objetivo de criar valor conjunto em áreas estratégicas da ciência e da inovação. “Porque temos hoje em Portugal, uma capacidade muito grande para áreas importantes no Brasil. E no Brasil, também há áreas que são estrategicamente importantes e uma capacidade que merece o nosso apoio e, com o qual, nós queremos também aprender”, explica.

Segundo ele, especificamente em relação à missão araxaense, acredita que é possível firmar parcerias nas áreas do turismo, da agroindústria, da mineralogia e também dos materiais – “uma das áreas em que Portugal tem mais capacidade em investigação desenvolvida, com muitos prêmios internacionais e participação em projetos grandes financiados internacionalmente pelo mundo inteiro e com investigadores de comprovada reputação que estarão abertos a muita cooperação e participação em trabalhos conjuntos”. Ele afirma que a parceria entre Brasil e Portugal é natural e vai longe, inclusive neste momento de crise porque pode ajudar a abrir novas perspectivas. “Sobre como podemos atuar para aprofundar essa parceria, com certeza.”

Notícias relacionadas